Rodrigo Leão edita novo álbum

Rodrigo Leão edita novo álbum

Redacção

Em Novembro será editado pela Universal Music Portugal um novo álbum de Rodrigo Leão, um projecto que resulta de uma colaboração estreita do músico com o Coro e Orquestra da Gulbenkian.

Rodrigo Leão está de partida para Berlim, onde ficará até ao dia 26 de Setembro a misturar o álbum nos conceituados estúdios Teldex. Ao lado de Rodrigo Leão estará João Eleutério, que com ele co-produz este novo disco, Tobias Lhemann, responsável por muitos títulos no conceituado catálogo da Deutsche Grammophon, e Steve Bartek, orquestrador e arranjador americano, de renome, com quem Rodrigo tinha já colaborado na banda sonora de “The Butler – O Mordomo”, de Lee Daniels. Bartek neste trabalho é responsável por metade dos arranjos orquestrais, enquanto que os outros são da responsabilidade de Carlos Tony Gomes, músico e violoncelista do ensemble de Rodrigo Leão.

O álbum, gravado no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, integra cerca de 100 músicos, dirigidos pelo maestro Rui Pinheiro, é o sucessor de “A Montanha Mágica”, o seu último trabalho de originais de Rodrigo Leão. O compositor assina neste novo disco uma série de trabalhos inéditos onde se debruça sobre importantes questões filosóficas que se prendem com a procura do sentido da vida e de um lugar no mundo, temas que sempre estiveram presentes nas entrelinhas das suas criações e que são uma das suas principais fontes de inspiração.
Além dos já mencionados colaboradores, o novo álbum conta ainda com a participação do ensemble que habitualmente acompanha Rodrigo Leão: o quarteto de cordas formado por Carlos Tony Gomes, Bruno Silva, Denys Stetsenko e Viviena Tupikova e ainda Celina da Piedade no acordeão e Selma Uamusse na voz.

Estas novas composições de Rodrigo Leão serão apresentadas ao vivo a 18 de Novembro no Coliseu do Porto e nos dias 20 e 21 do mesmo mês no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Estes concertos contarão com a presença dos mesmos músicos que colaboraram nas gravações do álbum. O preço dos bilhetes varia entre 20 e 45€.

Foto: John Batista

EGITANA