Rui Massena e Maria João Pires Ao Vivo no World Piano Day da Deutsche Grammophon

Rui Massena e Maria João Pires Ao Vivo no World Piano Day da Deutsche Grammophon

Redacção

O World Piano Day apresenta ao vivo 16 pianistas seleccionados pela conceituada Deutsche Grammophon, entre os quais os portugueses Rui Massena e Maria João Pires. Concertos no dia 28 de Março poderão ser vistos no canal de YouTube da editora germânica.

Os pianistas portugueses Rui Massena e Maria João Pires foram dois dos artistas escolhidos para integrar uma verdadeira selecção estelar dos maiores pianistas que o presente tem para oferecer à história, ao lado de referências contemporâneas do instrumento como Lang Lang, Joep Beving ou Yannick Nézet-Séguin.

O evento tem o carimbo de qualidade da Deutsche Grammophon, talvez a maior editora de música erudita de todos os tempos, verdadeira entidade guardiã dos maiores tesouros da música clássica, que sabe que é no presente que se encontram as obras que o futuro há-de um dia consagrar como clássicas. E por isso olha para os nossos maiores pianistas para erguer um cartaz para celebrar globalmente, a partir das 14 horas do próximo domingo, 28 de Março, o Dia Mundial do Piano, numa altura em que se assinala um ano sobre o momento em que os pianos ao vivo se silenciaram um pouco por todo o mundo. Os concertos podem ser acompanhados aqui.

A Rui Massena e Maria João Pires juntam-se Lang Lang, Joep Beving, Yannick Nézet-Séguin, Alice Sara Ott, Jan Lisiecki, Rudolf Buchbinder, Kit Armstrong , Kirill Gerstein, Daniil Trifonov, Seong-Jin Cho, Katia & Marielle Labèque, Chad Lawson, Balmorhea e Yiruma.

Quanto ao músico e compositor português Rui Massena, que recentemente revelou o seu single “70 Percent” e que se prepara para apresentar novo single já esta sexta-feira, dia 26 de Março, reagiu com «humildade a tamanha honraria», explicando que se sente «mais do que feliz por poder mostrar», voltado para o mundo, o que tem vindo a ser o seu dia-a-dia neste ano de isolamento: tocar a sua música, «transportar para o piano todos os seus sonhos, anseios e reflexões, transformando-os numa linguagem que todos em qualquer parte do planeta possam entender». O seu piano, como tantos outros, foi, afinal de contas, «fonte de conforto, para amigos e família e para tanta gente que a ele se ligou pelas redes sociais».

Rui Massena tem vindo a construir uma sólida carreira como compositor e pianista depois de se ter durante anos afirmado como maestro e director de orquestra. A sua música está hoje presente nalgumas das mais importantes playlists mundiais da corrente Modern Classic e o seu nome é referido entre os expoentes de um género que agrega cada vez mais seguidores em todo o mundo.

EGITANA