Sampladélicos: “Amolador de Arames”

Sampladélicos: “Amolador de Arames”

Bernardo Carreiras

Os Sampladélicos lançaram recentemente o single “Amolador de Arames”. O primeiro disco estará disponível em Janeiro.

Inspirados pelo projeto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria do realizador Tiago Pereira, os Sampladélicos são uma banda fora do normal. Sem utilizarem instrumentos ou sequer samples de softwares a música deste projecto vive de coisas orgânicas. São as pessoas e as tradições dos diversos pontos do país que ao se misturarem criam um som tão peculiar, sci-fi como lhe chamam. Mas este outro planeta de onde parece vir a sua música é nem mais que Portugal, no seu estado mais puro, aliado a um conjunto de sons que são reflexo daquilo que mais tradicional por cá encontramos.

pL_sampladelicos_single_final

Um tocador de viola de arame do Machico, tradicional da Madeira, junta-se a um Amolador do Alentejo e também a uma secção rítmica de caixas, bombos e adufeiras. O resultado é “Amolador de Arames”, o single que pertence ao primeiro disco do duo que sairá já este mês com o nome “Não Nos Deixeis Cair em Tradição”. E é mesmo de tradição que aqui falamos mas, lá por ser uma tradição, não quer dizer que esta não possa ser reinventada. É isso que os Sampladélicos fazem nos seus encontros improvisados com a música portuguesa repleta de elementos oriundos dos pontos do país mais longínquos, que ao mesmo tempo se tornam tão próximos.

Desde lengalengas antigas a instrumentos artesanais, este é um projecto original da música portuguesa de um duo que se costuma apresentar em  concertos profundamente sensoriais. Deixem-nos cair na tradição que ela está bem entregue.

EGITANA