Série documental mostra as facetas da música portuguesa

Série documental mostra as facetas da música portuguesa

Tiago Varzim

O realizador Tiago Pereira estreia amanhã [dia 8], na RTP2, às 22h45, a série documental “O Povo Que Ainda Canta” que conta com 26 episódios numa produção a cargo da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP).

O objetivo principal do trabalho de Tiago Pereira é mostrar as várias facetas da música portuguesa, por todo o país, de norte a sul: “a equipa da MPAGDP partilha a criatividade de um povo que não quer ser esquecido“.

Esta série documental, que é um trabalho de autor, está ligada a um canal de vídeos online que desde há quatro anos divulga práticas expressivas que se mantêm vivas, que não pertencem só ao passado e que têm sido registadas nos contextos onde acontecem, sem encenações“, explica a associação em nota de imprensa. Na série há três episódios centrados num só tema: o canto polifónico da Beira Litoral, a evocação de Adélia Garcia e as histórias da MPAGDP, “não só como associação cultural mas como conceito“.

Trabalho extenso de realização de documentários que mostram várias facetas da música portuguesa através dos seus protagonistas

Os protagonistas são as pessoas, músicos ou não, que contam a sua história, os seus contextos, a sua música: “é a música que é devolvida às pessoas“. Para complementar alguns dos episódios, a série conta também com a contextualização de um investigador que “estabelece ligações entre as práticas expressivas e o enquadramento histórico“.

Os episódios repetem todos os sábados, na RTP2, às 12h.

EGITANA