Sex Pistols, Belsen Was A Gas

Sex Pistols, Belsen Was A Gas

Timóteo Azevedo

Os Sex Pistols publicaram no seu site oficial uma das demos que durante muito tempo se pensou estar perdida.

Belsen Was A Gas” apresenta Johnny Rotten na voz a cantar um tema sobre o campo de concentração Nazi a sudoeste da vila de Bergen [Alemanha], denominado por Bergen-Belsen.

A demo foi gravada em 1977 por Johnny Rotten, Sid Vicious, Paul Cook e Steve Jones na sala de ensaios dos Sex Pistols na Denmark Street, em Londres. O técnico de som da banda, John “Boogie” Tiberi, recorreu a um gravador de quatro pistas da TEAC para registar o tema. Sobre a gravação, John Tiberi declarou à NME: «O John decidiu trabalhar no ‘Belsen’ com o Sid, rearranjando a letra enquanto o Steve e o Paul trabalhavam na música e eu fazias as ligações em Denmark Street para a pôr num gravador de quatro pistas».

«Não devia ser preciso dizer que quem se ouve no baixo é o Sid», acrescentou Tiberi. «Foi muito tosca, sem monição, e não existia isolamento sonoro. Acho que todos eles gostaram de a fazer fora do ambiente de Wessex, que por essa altura se tinha tornado bastante opressivo. Quando a mostrei ao Chris Thomas [produtor dos Sex Pistols] ele provavelmente pensou que eu era parvo e não conseguia perceber a reverberação vocal, mas era assim que o John a queria. Eu achei que estava boa enquanto um esboço de ideia».

Belsen Was A Gas” é um dos temas que faz parte da edição comemorativa do 35º aniversário do lançamento original de “Never Mind The Bullocks, Here’s The Sex Pistols” em Outubro de 1977. A edição especial foi lançada no dia 24 de Setembro de 2012, através da Universal Music UK.

EGITANA