Soundcloud e Twitch unem-se para ajudar artistas

Soundcloud e Twitch unem-se para ajudar artistas

Bernardo Pereira

É a mais recente medida das duas plataformas digitais e promete facilitar a vida a todos os artistas que viram os seus concertos e tours canceladas.

O Soundcloud uniu-se à Twitch para ajudar músicos que estão a sentir uma recessão financeira devido à nova pandemia de Covid-19. A medida vem após muitos artistas terem começado a fazer live-streams no Instagram e outras plataformas para tentar sobreviver a esta situação.

Esta ajuda está disponível para todos os artistas que sejam subscritores do Soundcloud Pro, Soundcloud Premier e Repost By Soundcloud Artists, numa parceria que permite aos artistas do Soundcloud acelerarem o status de afiliado nas suas novas contas, o que desbloqueia ferramentas de monetização da Twitch e facilita para todos aqueles que se sentem mais dificuldades financeiras podendo ignorar os critérios habituais de afiliados da Twitch, visto que muitos não podem esperar para atingir a meta de objectivos e pretendem assim receber mais depressa dinheiro.

Os critérios habituais da Twitch ditam que um streamer precisa de preencher certas condições para se tornar afiliado, como atingir 50 seguidores e ter transmitido oito horas no total, mas com a nova medida de ajuda aos artistas estas condições tornam-se irrelevantes, apesar de o acesso ao programa ainda ser concedido manualmente. Numa plataforma onde o conteúdo é predominantemente sobre jogos, a Twitch tem também uma categoria chamada “Music & Performing Arts” que actualmente possui 2,2 milhões de seguidores e irá efectivamente aumentar com esta nova medida.

Para aceder a esta oportunidade o processo passa por criar uma conta da Twitch e preencher um formulário Google forms, vinculado pelo Soundcloud. Após isso, a Twitch enviará por email o convite para o programa de afiliados “within a matter of days”, no entanto o anúncio não menciona quanto tempo esta medida vai durar.

«Now, wherever you’re social distancing, you can still connect to millions of fans IRL and get paid for your work», afirmou o Soundcloud sobre esta nova medida que promete incentivar os criadores de música a realizar concertos ao vivo, criar conteúdo com base na interacção dos fãs e realizar Q&A’s (perguntas e respostas) numa altura em que a cultura é um dos sectores mais afectados por esta pandemia. Na publicação sobre esta nova parceria, o Soundcloud também fornece dicas para novos utilizadores da Twitch, como hardware e software necessários, maneiras adicionais de gerar receita não apenas na Twitch mas também no próprio Soundcloud e sugestões de como interagir com os fãs.