Soundcloud: Novo Sistema Vai Beneficiar Artistas Independentes

Soundcloud: Novo Sistema Vai Beneficiar Artistas Independentes

Redacção

Novo modelo do Soundcloud chega em Abril e visa beneficiar os artistas independentes, ligando o pagamento de cada subscritor ao que este esteve efectivamente a ouvir.

Os responsáveis do SoundCloud anunciaram um novo sistema de distribuição de royalties «alimentado por fãs» que pretende ajudar os artistas ‘mais pequenos’ a competir com as grandes estrelas da indústria. Os artistas independentes, que, como se sabe, há muito se debatem com questões relacionadas com o recebimento dos royalties provenientes das plataformas digitais, serão, a partir de agora, «pagos de forma justa», já que, segundo o novo sistema, a assinatura de um ouvinte ou as receitas publicitárias vão directamente para os artistas que ouvem «em vez de os seus streams serem agrupados como um todo», conforme descrito num comunicado de imprensa. O novo sistema é lançado a 1 de Abril.

Actualmente, o funcionamento das plataformas de streaming de música como Spotify ou Deezer baseia-se no pagamento de 10 euros mensais, por cada assinante, sendo que grande parte deste valor migra para os artistas mais escutados pelos assinantes em geral. Conhecido com a designação “centrado no mercado”, este sistema tem sido criticado pelos artistas, preferindo o modelo (até agora inexistente) “centrado no utilizador”, que se baseia na escuta individual dos subscritores.

O CEO da plataforma SoundCloud, Michael Weissman, afirmou que «há muitos anos que muitos na indústria querem este sistema», acrescentando: «Estamos entusiasmados por sermos nós a levar isto ao mercado para melhor apoiar os artistas independentes. O SoundCloud está numa posição única para oferecer este novo modelo transformador devido à poderosa ligação entre artistas e fãs. Sendo a única plataforma de música directa ao consumidor e a empresa de serviços de artistas da próxima geração, o lançamento de royalties alimentados por fãs representa um passo significativo na direcção estratégica do SoundCloud para elevar, crescer e criar novas oportunidades directamente com artistas independentes».

Assim, a plataforma Soundcloud, a partir do dia 1 de Abril, vai inaugurar, para os artistas que rentabilizarem as suas criações utilizando os serviços SoundCloud Premier, “Repost by SoundCloud” ou “Repost Select”, um sistema que vincula a sua remuneração à audição dos seus fãs. No total, são quase 100.000 artistas independentes inseridos nestas modalidades.

EGITANA