Quantcast
Spotify lança site que explica o seu modelo de negócio.

Spotify lança site que explica o seu modelo de negócio.

Timóteo Azevedo

Spotify Artists  criado para afastar o cepticismo.

Face às críticas levantadas por alguns artistas, tais como Thom Yorke ou David Byrne, o Spotify lançou o site Spotify Artists, onde os artistas podem consultar o modelo de negócio da empresa e analisar os dados de streaming da sua própria música.

O Spotify tem crescido ao longo dos tempos, tendo-se expandido para mais países, aumentando assim o número de possíveis utilizadores e, consequentemente, o número de streams. Actualmente com mais de 24 milhões de utilizadores, o Spotify clama que à medida que se vai expandido, e chegando a mais utilizadores, os artistas irão poder receber cada vez mais ganhos.

Foi revelado também que a média do valor pago por cada stream de música varia entre 0.006 e 0.0084 dólares (0,004413 e 0.006179 euros). Mas, refere Mark Williamson, director do serviço de artistas do Spotify, em entrevista ao The Guardian, um milhão de streams no Spotify vale, no mínimo, o dobro do que um artista poderia ganhar com streams de vídeo ou com estações de rádio online.

Segundo o Spotify, cerca de 70% dos ganhos vão para os detentores de direitos da indústria da música, como editoras e publicadores, para os quais o Spotify, só em 2013 pagou cerca de 500 milhões de dólares.