Spotify: Mais Utilizadores E… Mais Prejuízo

Spotify: Mais Utilizadores E… Mais Prejuízo

Redacção

A plataforma Spotify comunicou os resultados financeiros para o terceiro trimestre fiscal de 2020 e, segundo os resultados, a empresa ganhou 6 milhões de novos assinantes pagos e 1,9 mil milhões de euros em receitas. Porém, a perda operacional foi de 40 mil milhões de euros.

O Spotify, uma das plataformas de música online mais utilizadas no mundo, registou uma diminuição significativa nas suas receitas, embora o número de subscritores tenha aumentado durante o período da pandemia.

A empresa, no anúncio dos seus resultados do terceiro trimestre de 2020, revela que ganhou 6 milhões de novos assinantes pagos durante este período e aumentou o número total de assinantes pagos para 144 milhões.

Embora a empresa tenha mantido as suas estimativas em 4 milhões no primeiro período, os analistas esperavam 5 milhões de novos subscritores. Este número, contudo, excedeu as estimativas, atingindo 6 milhões, graças ao arranque da empresa na Rússia e em 11 outros países.

Com este desenvolvimento, assinantes gratuitos, mais anúncios, tudo somado, o Spotify aumentou o número total de utilizadores para 320 milhões. A empresa, que alcançou um aumento de 29 por cento neste particular, ganhou 1,9 mil milhões de euros no último trimestre. Numa base anual, a empresa conseguiu um aumento de 14%, mas ainda assim sofreu um prejuízo operacional de 40 mil milhões de euros. Segundo estes resultados, o Spotify registou uma diminuição significativa em comparação com o mesmo período do ano passado.

Embora a plataforma tenha adquirido novos assinantes, a maioria destes assinantes eram pessoas que preferiam planos de pagamento ‘low-cost’, o que fez com que a margem de exploração da empresa diminuísse.

Por outro lado, e olhando para o futuro próximo, a plataforma de música online pretende ganhar aproximadamente 8 milhões de assinantes pagos no último trimestre de 2020, que arranca agora. Segundo os especialistas, apesar do aumento do número de assinantes, prevê-se uma receita de 2,46 a 2,56 mil milhões de dólares e uma perda operacional de 70 a 90 mil milhões de euros no último trimestre.

A terminar, referir que o Spotify é uma das empresas que se queixam do denominador de 30 por cento da App Store da Apple. A empresa apresentou mesmo uma queixa contra a Apple junto da Epic Games, pois afirma que esta taxa é muito elevada e deve ser reduzida.

Podes conferir aqui a tabela sumária dos resultados do terceiro trimestre fiscal de 2020:

EGITANA