Quantcast
Spotify Tem Nova Ferramenta Para Detectar Plágios

Spotify Tem Nova Ferramenta Para Detectar Plágios

Redacção

A questão dos direitos de autor é fundamental nos dias que correm. Percebendo isso mesmo, o Spotify estará a desenvolver uma nova ferramenta que deverá funcionar como um detector de plágios, ajudando os músicos a evitarem possíveis processos no futuro.

Segundo avança o site Stereogun, na nova ferramenta, que já estará neste momento em processo de patenteamento, o algoritmo desenvolvido fornece uma partitura com a melodia, os acordes e as letras da música em questão a um software que será «treinado numa pluralidade de partituras pré-existentes» para calcular um «valor de similaridade», informando directamente o artista sobre quais são os ajustes que devem ser feitos caso queira evitar possíveis acusações de plágio.

Não é ainda claro, todavia, se a empresa pretende usar isso de forma a simplesmente vetar a publicação de canções já existentes – mas dificilmente esse será o caso, já que são inúmeras as versões de temas publicadas todos os dias na plataforma.

Por cá, e enquanto a nova ferramenta não chega, plataformas como a UNHA – Auxiliar Musical ou a AMAEI (Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes) são algumas das que se interessam por estes temas, servindo de grande apoio no que toca à formação dos agentes musicais em Portugal em matéria, por exemplo, de direitos de autor. Vale a pena visitar e, caso tenhas dúvidas ou questões, consultar estas entidades.