Stereo Total editam “Ah! Quel Cinéma!” pela Tapete Records
Musicalmente, não pode ser facilmente alinhado com qualquer coisa.
Qualquer tentativa de classificar Stereo Total está destinada a falhar e porquê? É desta forma que o press release nos explica:
Se álbuns anteriores ressoaram com influências de chanson, trash, disco para punk, rock’n’roll e NDW (New Wave alemão), Stereo Total chegaram agora com o seu próprio universo musical que não dá atenção a dispositivos estilísticos, que lembram “rien de tout ”. O que podemos dizer: Françoise Cactus destaca-se na arte da gravação de 8 faixas, criando uma experiência sonora extraordinária. Brezel Göring baseia-se na sua gama preferida de instrumentos mais propensos a serem encontrados nas mãos de crianças em lares onde uma educação musical não está na agenda: órgão de plástico de bébé e um piano terrível, acompanhado por guitarras caseiras coladas não por artesãos talentosos.
Stereo Total continuam a fazer música eletrónica com sons dum Casio duma feira em segunda mão que voam em face do que geralmente é aceite como música eletrónica. Cada instrumento musical provavelmente poderia ser traduzido em coordenadas sociais e, nesse sentido, as ferramentas do comércio de Stereo Total falam uma linguagem inequívoca. Continuam a tocar música de rock de garagem LoFi que goza com todos os clichés masculinos associados às guitarras. Quando Françoise Cactus toca bateria, os ritmos do feminismo, anti-profissionalismo e diletantismo subversivo vêm à tona.
Quando eles começaram a fazer música juntos, tinham como missão romper as regras, desestabilizar as ideias. Eles podem não ter deitado fora a estrutura harmónica europeia ou o tempo 4/4, mas fizeram certamente perguntas sobre todos os outros aspectos das técnicas musicais e líricas. Linhas como “You look good from the back “, “Love as a thressome”, “I am naked “, “I’m the young gigolo with a smoker’s lung” e “Sex complex” são projetadas para repelir amantes sérios de música enquanto os chocam com uma engenharia de som muito abaixo dos padrões dos ouvintes do mainstream.