Quantcast
Steven Wilson Edita “The Future Bites” em Junho de 2020

Steven Wilson Edita “The Future Bites” em Junho de 2020

Redacção

Steven Wilson fará chegar o seu novo álbum de estúdio no dia 12 de Junho de 2020. “The Future Bites” é editado através da Caroline International.

O sucessor de “To The Bone”, aclamado álbum de 2017, explora a ideia de como o cérebro humano se tem desenvolvido na era da Internet. “The Future Bites” é o sexto álbum a solo do mentor dos Porcupine Tree e funciona como «um portal online para um mundo de elevado conceito de design construído especificamente para consumidores ultra-modernos».

Se “To The Bone” nos confrontava com a emergência de assuntos globais e o fenómeno das fake news, “The Future Bites” coloca-nos no mundo dos vícios do século XXI. «Um lugar onde  experiências públicas recorrentes e extremamente públicas experiências têm lugar constantemente afectando a tecnologia que vai surgindo nas nossas vidas. Desde terapia retalhista fora de controlo, redes sociais manipulativas e perda de individualidade, “The Future Bites” é não tanto uma visão desoladora de uma distopia próxima e mais uma curiosa leitura do aqui e agora».

Musicalmente, “The Future Bites” promete imenso. Carregado com deslumbrantes sons electrónicos, moldados por mãos humanas como em “King Ghost”; acústica ressonante e altiva em “12 Things I Forgot”; grooves Motorik (aqueles 4/4 Krautrock) preenchidos por baixo num tema como “Follower” ou o funk pantanoso de “Eminent Sleaze”. Steven Wilson acredita ser o seu trabalho mais consistente até à data.

O álbum foi gravado em Londres e resulta de uma co-produção entre Wilson e David Kosten. O primeiro single do disco, “Personal Shopper” já pode ser disparado no player em baixo.

“To The Bone” motivou duas visitas a Portugal. Não se espera menos desta vez. Esse álbum foi ainda assunto para duas conversas entre a AS e Steven Wilson. Na primeira ocasião, o músico falou-nos de versatilidade e evolução. Um ano mais tarde, fez-nos uma retrospectiva ao sucesso alcançado por “To The Bone” e deixou algumas confissões sobre a sua pedalboard.