Quantcast
Sucesso Milionário das Bandcamp Fridays Alarga Campanha a 2021

Sucesso Milionário das Bandcamp Fridays Alarga Campanha a 2021

Redacção

O Bandcamp anunciou que as campanhas Bandcamp Fridays, onde a plataforma de streaming abdica da sua margem nas vendas, renderam algo como 40 milhões de dólares em 2020. A iniciativa está confirmada em 4 datas no primeiro semestre de 2021.

No início deste ano, enquanto a pandemia estrangulava a economia dos concertos e espectáculos ao vivo, a plataforma de streaming Bandcamp decidiu dar uma ajuda aos músicos e abrir mão das sua percentagem das vendas de música e merchandise.

Com a primeira Bandcamp Friday a acontecer no dia 20 de Março, a acção deu resultados tão positivos que o site decidiu estender a campanha a todas as primeiras sexta-feiras de cada mês em 2020. Com o ano quase a chegar ao fim, os resultados são impressionantes, com artistas de todo o mundo a terem arrecadado um total de 40 milhões de dólares durante o ano.

Enquanto concorrentes como o YouTube e o Spotify são há muito criticados pelas suas taxas de pagamento de streaming minúsculas, Jimmy Page foi apenas o nome mais recente a juntar a sua voz a essas críticas, o Bandcamp ajudou a normalizar os consumidores que estão novamente dispostos a pagar pela música que querem ouvir. O site afirma que, no decorrer das Bandcamp Fridays, «93% do dinheiro chegou ao artista ou à sua editora após descontadas as taxas do processador de pagamento».

Além disso, segundo informações disponibilizadas pela plataforma, foram cerca de 800.000 fãs os que aproveitaram a oportunidade para ajudar a apoiar os músicos durante este fase complicada que a indústria musical atravessa de momento.

Sabendo que a vacina para a COVID-19 ainda não está amplamente disponível e a música ao vivo provavelmente ainda demorará vários meses a retomar uma suposta normalidade, a plataforma anunciou mais quatro Bandcamp Fridays em 2021. A promoção será retomada a 5 de Fevereiro do próximo ano e continuará a 5 de Março, 2 de Abril e 7 de Maio.

[Via LOUD!]