SWR 23, Meca do Underground Adiada para 2022

SWR 23, Meca do Underground Adiada para 2022

Nero

O emblemático festival minhoto salta 2021. Barroselas apenas irá receber a 23ª edição do seu Metalfest em 2022. Os bilhetes originais permanecem válidos.

Depois de ter sido forçada a adiar a 23ª edição do Barroselas Metalfest em 2020, a organização do SWR acaba de anunciar que a data prevista para 2021 também não irá decorrer, sendo colocada em 2022, entre os dias 28 de Abril e 01 de Maio. Os bilhetes comprados para a data original, que não teve lugar este ano, continuam válidos para as novas datas, no entanto a organização está a trabalhar na política de reembolso para quem opte por essa medida.

Esta decisão está naturalmente relacionada com a evolução da pandemia, que não parece dar tréguas a bandas e agentes da cena musical. Com muitas bandas estrangeiras no cartaz, o cartaz poderia ser mutilado de muitos dos artistas, impossibilitados de viajar ou de planear atempadamente rotas de digressão sem percalços.

Refere a organização em comunicado: «Não, desta vez não anunciamos bandas para o próximo ano. Estes tempos sombrios não nos permitem imaginar Barroselas como nos velhos tempos nem o nosso coração aceita um novo desfecho decepcionante. Mesmo correndo o risco de voltar a errar, preferimos adiar o SWR BARROSELAS METALFEST 23 para 28 Abril – 01 Maio 2022 e encarar o futuro com optimismo e bom senso. Vamos aproveitar para trabalhar novas ideias e preparar mais uma edição com calma e ponderação. É muito triste, mesmo deprimente e até revoltante, mas um guerreiro será sempre um guerreiro! Os bilhetes comprados continuam válidos para 2022 e assim que possível informaremos acerca dos procedimentos de reembolso. Mais uma vez um muito obrigado a todos pelo apoio e dedicação, falamos em breve. Cuidem-se!»

Quebrando um pouco a tradição de apenas nos meses mais próximos ao final de cada ano anunciar nomes para o Barroselas Metalfest, a SWR- Sonic Events fez rebentar uma bomba no seio da comunidade metálica nacional, logo em Agosto de 2019. Ainda mal nos refizeramos da edição desse ano e os Autopsy foram confirmados na edição de 2020, originalmente agendada entre entre 29 de Abril e 02 de Maio de 2020 na Vila de Barroselas.

Depois foram anunciadas 14 bandas para o cartaz da 23ª edição do festival. E, finalmente, o último anúncio confirmava bandas como os Anvil, Revenge ou a celebração de três década de carreira dos históricos Decayed. A organização opretende manter o cartaz anunciado tão inalterado quanto possível.

Já nas datas originalmente anunciadas, a AS e a LOUD! criaram uma parceria para reviver o espírito do festival digitalmente, recordando algumas das mais emblemáticas actuações do festival. Os concertos escolhidos pela AS foram os Avulsed, na primeira edição do festival, os Cobalt, Goldenpye e a Steel Harmonics em 2017 e ainda os Kreator e Triptykon em 2010.

O nosso conselho é que se agarrem a esses bilhetes, deixem passar este vírus desgraçado e voltem ao Minho em 2022.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.