Arrancou o SWR Barroselas Metalfest XVIII

Arrancou o SWR Barroselas Metalfest XVIII

Ana Cristina Pereira

A edição de 2015 já tem as primeiras confirmações com Entombed A.D., Impaled Nazarene, Minsk, Zatokrev, Midnight Priest e Equaleft. O festival decorre de 30 de Abril a 2 de Maio.

No décimo oitavo ano do festival, a vila de Barroselas volta a receber metal dos quatro cantos do mundo. Os Entombed A.D. vêm directamente da Suécia. “Left Hand Path”, o primeiro álbum da banda, encabeçou o death metal da década de 90 e continua um clássico. Mais tarde, e depois de beber várias influências, a banda cria o som que a caracteriza: o Death ‘n’ Roll. “Back to the Front” é o projecto mais recente e contestado, agora que até Alex Hellid abandonou a banda e L-G Petrov prossegue “sozinho”, que trazem ao SWR Barroselas de 2015. Oportunidade perfeita para perceber se o Grande Bode ainda abençoa os suecos ou não. Ouve, mais abaixo, o single “Pandemic Rage”.

Considerados como uns dos principais impulsionadores do black metal finlandês, os Impaled Nazarene regressam a Portugal depois de meia década de ausência. Autores de “Tol Cormpt Norz Norz Norz…” e “Nihil”, são equiparáveis a bandas como Beherit e Archgoat, com um metal rápido recheado de influências grindcore e punk. Os Minsk que, entre o doom e o sludge, têm cativado a atenção de muitos, preparam um novo álbum precedente a “The Ritual Fires of Abandonment” e que será editado por volta do próximo ano, com estreia certa no SWR. Entre outros, chegam também os Zatorev, representantes áureos do sludge e doom europeu. “Bury The Ashes”, o segundo álbum da banda, catapultou-os mas é com o recente “The Bat, The Wheel and a Long Road to Nowhere” que regressam a Portugal.

Os Midnight Priest, banda revelação do metal clássico em Portugal, regressam também aos palcos com nova língua e vocalista. Acrescentam-se à lista os nortenhos Equaleft que apresentam o álbum de estreia “Adapt & Survive”, editado este ano e que apresentam em tom de regresso ao palco do Barroselas.

Os bilhetes estarão à venda brevemente nos locais habituais com um custo de 65€. Em Novembro, serão novamente disponibilizados os Christmas Packs com o preço de 70€ que incluem bilhete, uma t-shirt e outras surpresas.



EGITANA