SWR XVI

SWR XVI

Nero

Pentagram, Possessed, Cryptosy. Em comum estas três bandas têm o universo do metal e o facto de terem sido as últimas confirmações para a 16ª edição do festival de culto do underground SWR.

Os bilhetes já estão à venda (ver site da organização em baixo) e é também possível adquirir um pack que inclui o bilhete para os três dias de festival – de 24 a 27 de Abril -, um copo oficial do festival, três fichas de bebida, e o DVD a celebrar os 15 anos de festival, além do comic book dedicado ao festival.

Os Pentagram são considerados uma das bandas pioneiras do doom metal tradicional, com um trabalho aclamado no underground na década de 70, tendo depois atravessado, através da enorme instabilidade pessoal e emocional do seu frontman Bobby Liebling, um enorme período de actividade no mínimo errática. Surgem no nosso país numa altura em que, excluindo os tempos áureos no seu início, parecem estar na melhor forma de sempre.

Os Possessed são outro nome lendário nas sonoridades extremas. Para muitos são mesmo a primeira banda de death metal que surgiu – o seu vocalista, Jeff Becerra, afirma mesmo ter sido ele a usar pela primeira vez, e em relação ao som que a banda desenvolvia no início da década de 80, o termo death metal. “Seven Churches” é um álbum quintessencial no género e citado como influência por nomes míticos como os Death, Morbid Angel ou Sepultura!

Os Cryptosy são os autores de “Blasphemy Made Flesh”. O álbum de estreia da banda foi uma pedrada contra a descaracterização que a década de 90 foi impondo ao mundo musical com o pós-grunge. A exuberância técnica do death metal dos canadianos seria ainda cristalizada naquela que será uma das maiores obras do género, o álbum “None So Vile”.  As constantes alterações no line-up foram provocando erosão na banda duma forma que se reflectiu na discografia, no entanto o álbum homónimo de 2012 parece um indicador de que os Cryptosy pretendem voltar aos bons velhos tempos.

WWW.SWR-FEST.COM | WWW.SWR-INC.NET

EGITANA