Syd Barrett morreu há 8 anos

Syd Barrett morreu há 8 anos

Marta Baptista

Assinalam-se hoje 8 anos da morte de Roger Keith Barrett, mais conhecido por Syd Barrett, um dos fundadores de Pink Floyd.

Apesar da sua breve passagem pela banda, apenas cerca de 3 anos, o contributo de Barrett foi inestimável para que os Pink Floyd se tornassem numa das mais conhecidas e influentes bandas de rock do mundo. A Syd Barrett, a banda deve não só o nome, mas também o facto de se ter encaminhado para o rock progressivo e psicadélico. Foi Barrett quem escreveu a maioria das músicas do primeiro álbum de Pink Floyd, lançado em 1967, “The Piper at the Gates of Dawn”, onde também ficou a cargo da voz e da guitarra.

"The Piper At The Gates Of Dawn" foi gravado, entre Fevereiro e Maio de 1967, nos estúdios EMI, em Londres. Mais tarde, os estúdios seriam baptizados com o nome da rua do seu endereço, Abbey Road.

“The Piper At The Gates Of Dawn” foi gravado, entre Fevereiro e Maio de 1967, nos estúdios EMI, em Londres. Mais tarde, os estúdios seriam baptizados com o nome da rua do seu endereço, Abbey Road.

No entanto, o miúdo que apenas sonhava “tocar guitarra decentemente e andar aos pulos”, rapidamente entrou em declínio mental, para o qual muito contribuiu o consumo de LSD, que o deixou por diversas vezes incapaz de actuar. Por esse motivo, David Gilmour foi chamado para substituir Barrett nas actuações ao vivo [Gilmour fez imensos concertos escondido atrás do backline, até ser oficialmente reconhecido como elemento do grupo]. O segundo álbum da banda, “A Saucerful of Secrets”, editado em 1968, torna-se assim o único álbum com a participação de todos os elementos que fizeram parte dos Pink Floyd, sendo que Syd Barrett apenas gravou guitarra em 3 temas e voz num, ficando os restantes a cargo de Gilmour.

Remember when you were young, you shone like the sun (…), Now there’s that look in your eyes, like black holes in the sky

Tendo abandonado os Pink Floyd em Março de 1968, Syd Barrett permaneceu ainda assim uma forte influência para a banda, tendo a sua doença mental e desintegração, enquanto ser humano, servido como fontes de inspiração para os álbuns “The Dark Side of the Moon”, “Wish You Where Here”, especialmente este, com o épico tema “Shine On You Crazy Diamond” e “The Wall”.

Barrett gravou ainda dois álbuns a solo, “The Madcap Laughs” e “Barrett”, mas a marca que deixou numa das maiores bandas de sempre será sempre a maior contribuição que podia ter dado ao mundo da música. Syd Barrett acabou por falecer a 7 de Julho de 2006, devido a complicações derivadas da diabetes, ficando o mundo mais pobre com a perda de um dos mais criativos compositores e guitarristas que o mundo do rock já conheceu.

EGITANA