Quantcast
“Syrian Metal Is War”: A preponderância da música na desolação da Síria

“Syrian Metal Is War”: A preponderância da música na desolação da Síria

António Maurício

O documentário de Monzer Darwish explora a comunidade heavy-metal dentro de uma das maiores crises humanitárias da atualidade.

Monzer Darwish começou a filmar o documentário “Syrian Metal Is War” em 2013, com o objetivo de reportar o estado da comunidade de heavy-metal no meio da alarmante guerra civil. Em 2017, conseguiu terminar o trabalho audiovisual com a ajuda de um campanha de crowdfunding. Agora, o projeto está disponível na íntegra e de forma gratuita no youtube.

De acordo com a “Revolver Mag“, Darwish executou as gravações com o seu telemóvel e uma máquina DSLR, com o objetivo de transmitir o espírito da persistência musical no meio de uma das maiores crises humanitárias da atualidade, tal como os riscos associadas à produção de heavy-metal num país devastado pela guerra.

«Eu acho que a música metal permite exprimir os nossos pensamentos mais profundos, sentimentos e opiniões como nenhum outro género musical…» – afirmou Darwish em contexto de entrevista com a Noisey em 2017. Revelou ainda que foi obrigado a cortar muito do material obtido, por preocupações de segurança. «As partes em luta na Síria têm uma cultura de vingança – se não consegues matar os teus inimigos, matas as pessoas que lhes são mais próximas»

«Eu acho que foi assim que a guerra piorou tanto em tão pouco tempo!» Vê “Syrian Metal Is War” no player abaixo.