The Beatles com duas das 10 capas mais emblemáticas de todos os tempos

The Beatles com duas das 10 capas mais emblemáticas de todos os tempos

Redacção

A música não tem que ver só com… música. Claro que é o mais importante, mas não se pode ignorar o papel da componente visual, como a capa de um álbum.

Foi nisto que pensou a equipa musical da loja virtual OnBuy, que lançou um inquérito dominado pelos Beatles. A loja online OnBuy, que tem uma extensa secção dedicada a discos, entrevistou 4.528 britânicos e pediu-lhes que escolhessem a sua capa preferida entre 100 dos álbuns mais icónicos, questionando-os igualmente se alguma vez ouviram o disco cuja capa preferem.

Será que as tuas capas favoritas estão na lista? Confere.

Eis o top 10:

1. Abbey Road – The Beatles
O inquérito revela que “Abbey Road” dos The Beatles (1969) tem a capa de álbum mais icónica de todos os tempos, com a famosa peça de imaginário da cultura pop que nos mostra uma imagem dos fab four a atravessarem uma passadeira. Cerca de 95% dos inquiridos escolheram-na como a sua favorita, mas, surpreendentemente, apenas 51% ouviram esta obra-prima de 1969.

2. Dark Side Of The Moon – Pink Floyd
Em segundo lugar está o álbum clássico dos Pink Floyd “Dark Side of the Moon”, de 1973, com a imagem do prisma, reflectindo a luz em seis das sete cores do espectro (à excepção do índigo), ganhando 87% dos votos. Apesar de estar em segundo lugar, 63% dos britânicos já ouviram este álbum.

3. Aladdin Sane – David Bowie
David Bowie e a sua cara pintada com um relâmpago ficou em terceiro lugar. A capa de “Aladdin Sane”, disco de 1973, recebeu 85% dos votos finais. Apesar do camaleão do rock tocar a vida de muitos com os seus talentos musicais, apenas 37% dos entrevistados tinham ouvido este álbum, fazendo de “Aladdin Sane” um dos menos ouvidos dos álbuns dos 10 melhores desta lista. O que pode explicar-se com a maior popularidade de discos como “Heroes” ou “Ziggy Stardust”.

4. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles
Os Beatles aparecem novamente no top 10, com a lindíssima e psicadélica capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” a reclamar o quarto lugar. Cerca de 79% acharam que esta era a capa mais icónica, mas pouco mais de metade admitiram ter ouvido este clássico de 1967.

5. Nevermind – Nirvana
Em quinto lugar está a bomba “Nevermind”, dos Nirvana, com 59% dos britânicos a seleccionarem este disco como o favorito em termos de capa. O revolucionário álbum escrito por Kurt Cobain e companhia foi lançado em 1991 e a imagem de um bebé a nadar debaixo de água atrás de uma nota de dólar tem lugar cativo na cultura pop desde então. Este álbum teve uma taxa de audição de 59%, o que sugere que todas aquelas t-shirts dos Nirvana que vemos por aí podem afinal não ser de fãs verdadeiramente incondicionais.


6. The Velvet Underground & Nico – The Velvet Underground
Em sexto lugar surge mais uma belíssima e icónica capa: a do álbum The Velvet Underground & Nico de 1967, aquele que apresenta apenas uma banana amarela com assinatura do não menos icónico Andy Warhol. Embora não tenha sido amplamente escutado (24%), este disco chamou claramente a atenção dos britânicos, pois 64% votaram nele como o preferido.

7. Rumours – Fleetwood Mac
Em sétimo lugar está o álbum seminal dos Fleetwood Mac, “Rumours”, lançado em 1977. A capa do álbum, mostrando Mick Fleetwood e Stevie Nicks com uma pinta descomunal, é a favorita de 59% dos britânicos inquiridos. Mas, atendendo aos números, a capa do álbum não era tão popular como a música do álbum em si, uma vez que recebeu a maior taxa de audição entre os britânicos, com 69%. Isto não é surpreendente quando o tema “Go Your Own Way” tem 131 milhões de visualizações no YouTube!


8. The Joshua Tree – U2
“The Joshua Tree”, da banda irlandesa U2, está em oitavo lugar com 54% dos inquiridos a seleccionarem esta capa como a sua favorita de todos os tempos; capa que nos mostra a banda tendo como pano de fundo o parque nacional americano. Com faixas clássicas como “With or Without You” ou “Still Haven’t Found What I’m Looking For”, não é surpresa que tenha uma taxa de audição elevada, com 68% dos inquiridos a dizer que já ouviram este álbum de 1987.

9. Elvis Presley – Elvis Presley
O Rei do Rock ‘n’ Roll, Elvis Presley, encontra-se em nono lugar com o seu álbum de estreia auto-intitulado “Elvis Presley”, de 1956. A capa do álbum, com um retrato do próprio Elvis a cantar e a tocar guitarra, foi escolhida como a favorita de 46% dos britânicos. Apesar da sua popularidade, apenas 38% dos inquiridos admitiram ter ouvido este disco. Recorde-se que os The Clash recriaram esta imagem no seu “London Calling”, de 1979.

10. Born in the USA – Bruce Springsteen
Em último lugar desta lista surge a capa de “Born in the USA”, de Bruce Springsteen. A capa deste disco de 1984, com Springsteen de costas, usando t-shirt branca e com um boné encarnado no bolso dos jeans gastos, é a favorita de 37% dos britânicos. Quase um quarto (23%) dos inquiridos disse ter ouvido este álbum, o que é surpreendente quando se percebe que a faixa título tem uns incríveis 47 milhões de visualizações no YouTube.

EGITANA