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The Doors: Está a Chegar a Edição Deluxe Comemorativa dos 50 anos de “L.A. Woman”

The Doors: Está a Chegar a Edição Deluxe Comemorativa dos 50 anos de “L.A. Woman”

Redacção

A demo original de “Riders On The Storm” recentemente descoberta numa bobine sem etiqueta nos arquivos dos The Doors, foi disponibilizada pela primeira vez para audição.

Os Doors fizeram magia em Novembro de 1970, durante os seis dias de gravação de “L.A. Woman” no Workshop, o espaço de ensaios da banda, em Santa Monica Boulevard. O álbum foi um êxito junto da crítica e do público e inclui algumas das canções de maior êxito da banda, nomeadamente, “Love Her Madly”, “Riders On The Storm” e “L.A. Woman”.

Para comemorar o 50.º aniversário do álbum, a Rhino apresenta uma edição deluxe de 3 CD/1 LP que estará disponível em 3 de Dezembro. “L.A. WOMAN: 50TH ANNIVERSARY DELUXE EDITION” inclui a mistura estéreo original do álbum remasterizado por Bruce Botnick, engenheiro de som de longa data dos Doors, em CD e vinil de 180 gramas e dois CDs com gravações de estúdio inéditas. A música será também disponibilizada no mesmo dia – bem como uma nova mistura, em Dolby Atmos, do álbum original produzida por Bruce Botnick – através das plataformas digitais e de streaming.

A demo original inédita de “Riders On The Storm”, das sessões de gravação do álbum no estúdio Sunset Sound, está já disponível para audição nas várias plataformas de streaming. A demo, que se julgava perdida há décadas, foi recentemente descoberta numa bobine sem etiqueta nos arquivos da banda. A gravação foi realizada com o produtor Paul A. Rothchild, que lhe chamou “música de cocktail,” o que levou à sua saída do projeto, tendo a banda optado por co-produzir o álbum com Botnick.

CD 1: L.A. WOMAN (Mistura estéreo original remasterizada)
1. “The Changeling”
2. “Love Her Madly”
3. “Been Down So Long”
4. “Cars Hiss By My Window”
5. “L.A. Woman”
6. “L’America”
7. “Hyacinth House”
8. “Crawling King Snake”
9. “The WASP (Texas Radio And The Big Beat)”
10. “Riders On The Storm”
Faixas bónus
11. “Hyacinth House” – Demo
12. “Riders On The Storm” – Sunset Sound Version – Original Demo*
CD 2: Sessões de gravação de L.A. Woman, Parte 1
1. “The Changeling” *
2. “Love Her Madly” *
3. “Riders On The Storm” *
4. “L.A. Woman” (Part 1) *
CD 3: Sessões de gravação de L.A. Woman, Parte 2
1. “L.A. Woman” (Part 2) *
2. “She Smells So Nice” *
3. “Rock Me Baby” *
4. “Mr. Mojo Risin’” *
5. “Baby Please Don’t Go” *
6. “L.A. Woman” (Part 3) *
7. “Been Down So Long” *
8. “Get Out Of My Life Woman” *
9. “Crawling King Snake” *
10. “The Bastard Son Of Jimmy & Mama Reed (Cars Hiss By My Window)” *
11. “Been Down So Long” *
12. “Mystery Train” *
13. “The WASP (Texas Radio And The Big Beat)” *
LP – L.A. WOMAN (Mistura estéreo original remasterizada)
Lado A
1. “The Changeling”
2. “Love Her Madly”
3. “Been Down So Long”
4. “Cars Hiss By My Window”
5. “L.A. Woman”
Lado B
1. “L’America”
2. “Hyacinth House”
3. “Crawling King Snake”
4. “The WASP (Texas Radio And The Big Beat)”
5. “Riders On The Storm”
*Gravações inéditas

Para esta nova edição deluxe, o álbum original foi expandido com mais de duas horas de gravações inéditas das sessões de estúdio de L.A. Woman, oferecendo aos ouvintes a possibilidade de ouvir o desenvolvimento e a evolução de cada canção. Foi, também, incluída uma das primeiras demos de “Hyacinth House,” gravada no estúdio doméstico de Robby Krieger em 1969.

As gravações dão-nos, ainda, a possibilidade de ouvir Jim Morrison, John Densmore, Robby Krieger e Ray Manzarek em trabalho de estúdio com outros dois músicos. O primeiro é o guitarrista Marc Benno, que tocou com Leon Russell nos The Asylum Choir. O outro é o baixista Jerry Scheff, que na altura era membro da banda TCB de Elvis Presley.

Segundo Botnick, a banda adotou uma abordagem mais orgânica às gravações, em vez de estar sempre a parar para atingir a perfeição técnica. «Estas gravações inéditas – diversas execuções de ‘The Changeling’, ‘Love Her Madly’, ‘Riders On The Storm’ e ‘L.A. Woman’ – mostram uma banda obcecada com o ritmo ao mesmo tempo que executa floreados com toda a precisão… A ideia foi ir de canção em canção, deixar a coisa fluir».

Nas gravações das faixas do álbum, a banda também interpreta alguns clássicos de blues que Morrison descreveu como sendo os “blues originais”. Para a posteridade, ficam registos de interpretações espetaculares de “Mystery Train” de Junior Parker, “Crawling King Snake” de John Lee Hooker, “Baby Please Don’t Go” de Big Joe Williams e “Get Out Of My Life Woman,” o clássico de Lee Dorsey de 1966, escrito pelo seu produtor, Allen Toussaint.

Nas extensas notas, o veterano jornalista de rock David Fricke explora a dinâmica da gravação do álbum, que foi a última com Jim Morrison, que morreu em Paris poucos meses depois do lançamento. «Morrison não regressou aos Doors”, escreve ele, “mas com a sua morte, L.A. Woman tornou-se renascimento, realização e final, tudo ao mesmo tempo. É, também, blues – blues originais – como Morrison prometeu. Passados cinquenta anos, ainda não há nada igual».