The Pedal Movie: O Documentário Com Tudo Sobre os Efeitos Que Mudaram a Face da Música já disponível

The Pedal Movie: O Documentário Com Tudo Sobre os Efeitos Que Mudaram a Face da Música já disponível

Redacção

Kevin Shields, Billy Corgan, Steve Albini, J Mascis ou Graham Coxon são alguns dos músicos/produtores que aparecem em The Pedal Movie, o novo filme-documentário sobre os pedais de efeitos e a sua influência na música actual.

A loja online de equipamento musical Reverb lançou o seu primeiro filme de longa-metragem, The Pedal Movie, um documentário considerado como «o olhar mais abrangente sobre como os pedais de efeitos influenciaram o som da música popular tal como a conhecemos» e que apresenta entrevistas com notáveis músicos e produtores como Kevin Shields (My Bloody Valentine), J Mascis (Dinosaur Jr.), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Graham Coxon (Blur), Nels Cline, Sarah Lipstate, Steve Albini, entre muitos outros. O filme está agora disponível para aluguer ou compra online e há trailer para ver no final deste artigo.

Além de artistas, The Pedal Movie destaca também alguns dos principais construtores de pedais dos dias de hoje, incluindo Chase Bliss Audio, EarthQuaker Devices, JHS Pedals, Strymon, Walrus Audio, entre outros. O filme acompanha ainda o desenvolvimento histórico dos pedais de efeitos de guitarra, começando com a invenção acidental do primeiro exemplar no início dos anos 60.

«A inspiração inicial para The Pedal Movie foi perguntar como é que este objecto de bolso cresceu para esta comunidade de forma maciça, com novos pedais e empresas a entrar continuamente» no mercado, afirma o co-director Dan Orkin num comunicado de imprensa. «Hoje em dia, há milhares de construtores a produzir centenas de milhares de pedais todos os anos para uma comunidade cada vez maior de músicos, sempre à procura de novas formas de se expressarem. Estas pequenas caixas mudaram a forma como as pessoas fazem música e, por fim, mudaram para sempre o curso da música popular».

The Pedal Movie está disponível para aluguer ou compra, aqui.

EGITANA