Third Man Records Edita Último Concerto da Formação Original dos Stooges

Third Man Records Edita Último Concerto da Formação Original dos Stooges

Redacção
Tom Copi

A Third Man Records vai editar uma gravação do concerto dos Stooges no Goose Lake International Music Festival, em 1970. O disco celebra o 50º aniversário do concerto que se diz ter sido o último da formação original.

A gravação desta edição foi feita a partir da mesa de som do festival. É um bootleg, mas oficial. Já foi disponibilizado um primeiro tema do disco “Live at Goose Lake: August 8th 1970”, nomeadamente “T.V. Eye”. Podem ouvir no final do artigo.

O concerto tem sido alvo de muita especulação, com muitos a afirmarem que o baixista Dave Alexander, devido a nervos ou intoxicação, congelou diante das 200 mil pessoas do público, não tocando uma única nota, o que teria motivado a sua saída da banda, a mando de Iggy Pop. Contudo, a Third Man Records afirma que esta nova gravação prova o contrário.

A editora de Jack White refere no seu website, «Acreditam que o Alexander, na verdade, tocou? Ou que, descontando umas baldas em algumas canções, o Alexandre esteve bem sólido a segurar os outros?» É dito que as fitas foram descobertas na cave de uma quinta no Michigan e que são a única gravação feita a partir da mesa de mistura com a formação original da banda. Nela, Iggy Pop, o guitarrista Ron Asheton, o baterista Scott Asheton e o Dave Alexander tocam integralmente o seu LP de 1970, “Fun House”. O álbum da TMR é editado dia 07 de Agosto de 2020.