Quantcast
Toda a programação do Heart Beat no Doclisboa 2019

Toda a programação do Heart Beat no Doclisboa 2019

António Maurício

Zé Pedro, Anne Teresa De Keersmaeker, Bill Wyman, Lil Peep, entre muitos outros na secção “Heart Beat”. Arte, cinema, música e muito rock’n’roll na 17º edição do festival de cinema exclusivamente dedicado ao documentário.

A música, a dança, o cinema, as artes visuais, as artes performativas, a literatura: o universo artístico reina no Heart Beat. Na 17ª edição do Doclisboa, esta secção da programação do festival, dedicada à mostra cinematográfica das mais variadas vertentes artísticas, conta mais uma vez com um espólio de registos cinematográficos de diversas regiões e de diversas expressões, com um ênfase particular, este ano, no universo musical.

O Doclisboa apresenta “Zé Pedro Rock’n’Roll”, realizado por Diogo Varela Silva, em estreia Mundial: um filme sobre Pedro, lendário guitarrista dos Xutos e Pontapés e uma das principais figuras do rock’n’roll português. O filme de Diogo Varela Silva utiliza arquivos tanto públicos, como pessoais para ilustrar a história de Zé Pedro, a história dos Xutos, e a própria história do rock em Portugal. Uma história marcada pelos Xutos e Pontapés e por Zé Pedro, cuja influência no mundo da música portuguesa é incontornável e que se torna, assim, eternizada no mundo do cinema.

 

Outros documentários apresentados no festival incluem: “The Quiet One”, um filme sobre a vida e carreira de Bill Wyman, membro fundador dos Rolling Stones; “Oh Les Filles!”, realizado por François Armanet, mostra-nos a história das estrelas rock francesas, desde Françoise Hardy a Christine & The Queens, Charlotte Gainsbourg, Vanessa Paradis, entre outras; “Daniel Darc, Pieces of My Life”, um filme realizado por Thierry Villeneuve e Marc Dufaud, sobre o vocalista dos Taxi Girl;  “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, realizado por Daniela Broitman; “Everybody’s Everything”, realizado por Sebastian Jones e Ramez Silyan, um retrato íntimo e humanista de Lil Peep; “The Bridge”, de Paulo Raposo, um filme que retrata um grupo de artistas sonoros que se propôs à criação de uma intervenção sonora numa pequena ponte sobre o rio Andelle (Normandia); “Ensaio de Amor”, de Zé G. Pires, um registo do percurso dos ensaios ao palco dos actores do Grupo Crinabel; “The Sound of Masks”, de Sara Gouveia, um filme guiado por Atanásio Nyusi, numa viagem que cruza o passado colonial de Moçambique com o presente do país e que nos apresenta a dança mapico, etc.

Mais informações e programação completa em doclisboa.org/2019.