Quantcast
Viúva e Filhas de Tom Petty Enterram Machado de Guerra

Viúva e Filhas de Tom Petty Enterram Machado de Guerra

Redacção

Desde o início de 2019 que Dana Petty, viúva de Tom Petty, e as suas próprias filhas, Adria e Annakim, se digladiavam numa feia batalha legal pelos direitos sobre os bens e legado do icónico músico. O entendimento chegou, tal como o arrependimento de acções causadas pela dor.

A 02 de Outubro de 2017, aos 66 anos de idade, Tom Petty morreu. O músico foi vítima de ataque cardíaco. Foi em 1976 que Tom Petty & The Heartbreakers editaram o seu primeiro álbum. “Hypnotic Eye”, de 2014, foi o último álbum a ver a luz do dia. Lê aqui a nossa review. A morte do icónico rocker foi seguida por uma batalha legal entre a sua esposa Dana Petty e as suas duas filhas Adria e Annakim Petty, com a esposa, de um lado, e as próprias filhas, do outro, a disputarem os direitos sobre os bens do músico.

Na passada Primavera, Adria e Annakim processaram a mãe, pedindo indemnização no valor de cinco milhões de dólares, afirmando que a viúva passara por cima dos seus direitos a «participação equalitária» em decisões que envolveram os bens e catálogo discográfico do seu pai.

Na altura, o advogado das filhas de Petty enviou comunicado à Rolling Stone: «Tom Petty desejava que a sua música e o seu legado fosse controlado equitativamente pelas suas filhas, Adria e Annakim, e pela sua esposa, Dana. A Dana recusou os desejos expressos por Tom e insistiu numa apropriação indébita do trabalho de toda a vida do Tom, em função de interesses egoístas. Após inúmeros esforços para resolver este assunto amigavelmente e fora dos tribunais, não podíamos permanecer inertes e ver Dana desrespeitar os desejos, a música e o legado do Tom».

Naturalmente, o advogado de Dana Petty retaliou: «Este processo legal sem pés nem cabeça, infelizmente, demonstra com exactidão porque motivo Tom Petty designou a sua esposa como a única administradora com autoridade para gerir os seus bens. A Dana não irá permitir que disparates destrutivos como este lhe tirem a determinação de proteger o legado do seu esposo».

Mãe e filhas numa situação destas. Triste, sem dúvida. Felizmente, tudo parece estar, de repente, resolvido. A viúva de Petty e as suas filhas anunciaram que se entenderam e deixaram cair o litígio jurídico. Cada uma das partes mostrou-se arrependida das suas acções, referindo que se trataram de uma má reacção à intensa dor da sua perda. «Estamos felizes por anunciar a criação da Tom Petty Legacy LLC, para controlar todos os aspectos relacionados com os bens e legado do Tom», refere o comunicado das filhas, acrescentando: «O nosso compromisso é honrar a voz, música, integridade e espírito caridoso do Tom».

Após o entendimento, cada membro da família terá a mesma percentagem na Tom Petty Legacy LLC e irá trabalhar em conjunto com as outras em assuntos futuros. A empreitada irá suportar-se nas quatro décadas da histórica carreira de Tom Petty. Uma equipa administrativa, chefiada por Will Botwin e Cioran Capshaw, da Red Light Management, já está em funções, de modo a aconselhar e executar as titulares dos bens.