Tool: parece que é desta que vamos ter novo álbum!

Tool: parece que é desta que vamos ter novo álbum!

Nuno Ribeiro

Os fãs de Tool já esperam há cerca de 9 anos pelo sucessor de “10,000 Days” de 2006. A banda informa que já resolveram  o processo jurídico que durava desde 2007.

O processo iniciou-se quando um amigo da banda afirmou que havia criado um artwork para o grupo e queria créditos por isso. Em seguida, uma companhia de seguros que Tool havia contratado com o único propósito de defender a banda contra ações judiciais, virou-se contra a banda, processando-a por “aspectos técnicos” do caso. A banda respondeu contra o processo da seguradora, acabando por resolverem o caso a seu favor.

«Ele [o processo] ficou muito feio e vergonhoso“, disse o guitarrista Adam Jones sobre o caso à Yahoo! Music. “Esta é uma verdadeira simplificação da questão – mas imagina pagar o seguro automóvel, ter um acidente, e esperar que a companhia de seguros te cubra o acidente e dizem-te, ‘Bem, diriges um SUV e nós não consideramos que seja um automóvel, por isso não vamos cobrir o acidente. ‘ E, de seguida, processam-te, porque tu os queres para que te cubram. É uma loucura.»

Jones também revelou que um dos seus colegas de banda foi forçado a lidar com um problema médico, que impediu o progresso da banda na produção de material para um novo álbum de estúdio. Ele optou por não revelar de quem estava a falar por respeito, preferindo que seja a pessoa a contar se assim o desejar, mas disse que foi perturbadora a situação, da «pessoa com quem estás casado, que amas e odeias ao mesmo tempo», para poder escrever músicas novas.

De acordo com o guitarrista, ele em conjunto com Justin Chancellor (baixista) e Danny Carey (baterista), já têm escrita uma música completa, ainda sem título, para o próximo álbum da banda, e têm mais de 10 outras músicas em vários estágios de conclusão.

«Estamos a fazer tudo muito bem agora e eu estou animado sobre tudo o que estamos a trabalhar.», disse Adam. «Algum material é verdadeiramente pesado, outro é complexo e outro é mais atmosférico, mas é definitivamente Tool. Eu acho que ter este processo fora do caminho, deve dar uma verdadeira velocidade ao progresso de conseguir o álbum feito.»

Embora Adam Jones espere que o próximo álbum esteja finalizado e pronto para ser lançado antes do final do ano, não há prazos ainda definidos para o lançamento oficial.