As Tuas Cinzas Num Vinil

As Tuas Cinzas Num Vinil

António Maurício

A Andvinyly é uma a empresa britânica que transforma as tuas cinzas num disco de vinil totalmente reproduzível.

Jason Leach é o fundador da Andvinyly, uma empresa britânica que transforma as tuas cinzas num disco de vinil totalmente reproduzível. Por 3000 libras, a Andvinyly produzirá 30 discos, cada um com 24 minutos de áudio – 12 minutos por cada lado. Podes escolher entre incluir gravações da pessoa falecida, as suas músicas favoritas, o seu último testamento ou, em formato minimalista, simplesmente os estouros e estalos produzidos pelas cinzas.

Em 2010, a Wired investigou o processo de produção. As cinzas são polvilhadas no vinil em bruto antes do disco ser pressionado pelas placas, isto significa que quando as placas executam a pressão no vinil, as cinzas são incorporadas no disco. Deste modo, as cinzas são detectáveis durante a reprodução e para Leach essa presença aleatória «faz parte da magia».

Também existem “extras” para compra. Por exemplo, podes adquirir uma capa original para o teu disco (projectada por um ilustrador profissional) ou uma música com beats, letras ou estilos sugeridos. E sim, também podes utilizar as cinzas do teu animal de estimação.

Visita o website oficial se quiseres mais informações ou se desejas preencher o formulário de inscrição. O negócio, incomum no mínimo, já foi explorado num pequeno documentário de 10 minutos, produzido por Andrea Lewis. Vê no player abaixo.