Lembram-se de Twins? E de Jeff Beck?

Lembram-se de Twins? E de Jeff Beck?

Nero

Antes da edição do fantástico “Jeff Beck’s Guitar Shop”, Jeff Beck, Terry Bozzio e Tony Hymas, liderados por Nicolette Larson, surpreenderam no blockbuster “Twins”, ao lado dos protagonistas Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito.

No final de 1988, em Portugal já em 1989, estreou “Twins”. A comédia realizada por Ivan Reitman, resumindo, contava a história de dois gémeos bastante improváveis, interpretados por Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, após um parto fruto de uma experiência eugénica, que correu bem para o lado de Arnie e não tão bem para o lado de Danny.

Se já estão na terceira década da vossa vida, não há como não terem visto este blockbuster. Mas talvez também nunca tenham reparado num tremendo detalhe.

A banda sonora foi composta por Georges Delerue e Randy Edelman e não é absolutamente normal, no sentido daquilo que é uma banda sonora. Acontece que há uma cena no filme na qual os gémeos e as suas respectivas vão divertir-se para um bar de honky tonk e terminam a dançar uma balada country. Um excelente malhão, no que toca a baladas country, por sinal. “I’d Die For This Dance”, single de Nicolette Larson, foi usado no filme, mostrando a sua autora e respectiva banda a executar o tema.

Pois bem, a sua respectiva banda inclui, nada mais nada menos que Jeff Beck, Terry Bozzio e Tony Hymas. Ou seja, o trio que compõe o line-up do excelente quinto álbum de Jeff Beck, “Jeff Beck’s Guitar Shop”, de 1989.

A banda-sonora possui também “The Train Kept A Rollin’”, clássico de Tiny Bradshaw, originalmente editado em 1951 e que os Yardbirds popularizaram numa versão blues e psicadélica, carregada de fuzz por Jeff Beck. Mais tarde, quando Beck saiu e entrou Page, os Yardbirds regravaram o tema com uma nova letra que surgiu em “Blowup”, filme de 1966.

Foi Jeff Beck quem produziu ambos os temas e lhes fez os arranjos para a banda-sonora. Curiosamente não é o autor de nenhum. A edição discográfica da banda sonora do filme contém um tema extra de Jeff Beck, a raridade “The Stumble”.

Dizer que Nicolette Larson foi uma cantora norte-americana que ganhou fama no final dos anos 70 através do seu trabalho com Neil Young em “Lotta Love”. Foi a meio dos anos 80 que Larson se concentrou na música country, tendo obtido o seu maior sucesso com “That’s How You Know When Love’s Right”, um dueto com Steve Wariner. Morreu em 1997, mas ficou imortalizada em “Twins”, comandando o palco à frente de um dos mais estelares lin-ups que se podem imaginar.