Quantcast
Vale A Pena Ver E Ouvir Esta Versão Impressionante De “Kashmir” [Led Zeppelin]

Vale A Pena Ver E Ouvir Esta Versão Impressionante De “Kashmir” [Led Zeppelin]

Nuno Sarafa

O virtuoso guitarrista Marcin Patrzalek, ex-candidato ao America’s Got Talent, está a deixar o mundo de boca aberta com a sua (impressionante) versão do clássico tema “Kashmir”, dos Led Zeppelin.

Recorrendo à técnica ‘finger-picking’ e fazendo da sua guitarra acústica um verdadeiro instrumento de percussão, o jovem chamou a atenção de vários guitarristas de renome, como Tom Morello, Paul Stanley ou Vernon Reid, que não perderam tempo e elogiaram-no forte nas redes sociais. «Uau!» escreveu o guitarrista dos Kiss, Paul Stanley, com Tom Morello (Rage Against The Machine) a acrescentar: «Algumas pessoas são apenas realmente talentosas». Já Vernon Reid (Living Colour) recordou o lendário guitarrista dos Zeppelin: «Jimmy Page não previa isto!».

Uma das chaves para a magia de Marcin é, para além da extraordinária técnica na guitarra, a sua capacidade de tocar bateria no corpo da viola. Tudo, segundo as suas próprias palavras, sem ter estudado: «Não tinha professor, por isso comecei a experimentar e a criar as minhas próprias ideias e técnicas. Ia para a Internet e combinava ideias realmente diferentes e contrastantes. É uma técnica tão nova e fresca que difere muito de tudo o resto. Quando viajo, ouço muitas opiniões diferentes e a que me deixa mais feliz é quando as pessoas dizem que nunca viram algo assim».

A capacidade multi task de Marcin e de criar um som quase de banda completa com uma única guitarra acústica deu-lhe um espaço no America’s Got Talent, onde combinou a “Quinta Sinfonia” de Beethoven e “Toxicity”, dos System of a Down  numa só actuação. Marcin ficou-se pelas semifinais, mas, desde então, as suas versões, das quais se destacam “Innuendo” (Queen), “Master Of Puppets” (Metallica) e, agora, “Kashmir”, têm dado que falar.