Vê aqui o documentário da BBC sobre os Kraftwerk

Vê aqui o documentário da BBC sobre os Kraftwerk

Tiago Varzim

A história da música electrónica não se escreve sem o nome Kraftwerk. A BBC sabe-o bem e, por isso, fez um documentário sobre os alemães que mudaram a indústria musical para sempre. O doc foi gravado em 2013, mas só agora é que a BBC o divulgou.

Numa altura em que a Alemanha estava em processo de reconstrução pós-guerra, os Kraftwerk começavam as primeiras investidas. Quem diria que a dupla de Dusseldorf, iniciada em 1970, seria a pioneira no mundo da música electrónica, transformando os Kraftwerk em autênticas lendas. O duo conseguiu prever o futuro da música, mais industrial e cheia de elementos electrónicos, tal como o próprio mundo viria a ser. Foram uns autênticos espelhos da “Pop Art”, o nome do documentário da BBC.

O mote para o documentário de Simon Witter e Hannes Rossacher para a BBC esteve nas oito noites de residência – “Kraftwerk — The Catalogue 1 2 3 4 5 6 7 8” – da banda no Tate Modern, em Londres. Lá interpretaram oito dos álbuns que marcaram a carreira dos Kraftwerk com a ajuda de efeitos 3D, bem ao jeito da inovação que os define. O resultado final de uma hora já está disponível na internet.

“Pop Art” mostra quatro canções inteiras dessas noites, as “Computer World”. Há ainda novas entrevistas, imagens de arquivos dos anos 70 até à actualidade e também excertos da entrevista filmada de Ralf Hütter. Uma hora recheada também por material ao vivo, original de 1981, da tour “Computer World” e um vídeo raro da banda a tocar a três. Melhor não podia ser.

EGITANA