“Vinyl”: A loucura dos 70’s na série de Scorsese e Jagger

“Vinyl”: A loucura dos 70’s na série de Scorsese e Jagger

Redacção

A série que junta Mick Jagger a Martin Scorsese estreia este domingo, dia 14 de fevereiro na HBO e no dia 15 no canal TVSéries.

De Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter,”Vinyl” é uma viagem pelo negócio da música dos anos 70, envolto no lema “Sexo, drogas e rock n’ roll” e no emergir do punk, do disco e do hip-hop, contada pelos olhos de Richie Finestra (Bobby Cannavale), um editor de Nova Iorque que anda à procura da nova “superstar“.

Finestra é o fundador e presidente da editora American Century, prestes a falir e a ser vendida. Desiludido e farto do estado da indústria musical emerge no mundo do álcool e da drogas pesadas. A série decorre pelas ruas de Nova Iorque, navegando pela história do rock dos anos 70 tendo ainda participações especiais que darão vida a lendas como Robert Plant, David Bowie ou Peter Tosh.

Terence Winter, conhecido por ter escrito “Os Sopranos”, explica: «Jagger viveu essa época e esteve em palco quando tudo aconteceu, por isso é um grande recurso que nos mantém fiéis à música e à forma como os artistas lidam com as editoras.» «[Nova Iorque] Era muito diferente do que é hoje. Era como o Oeste selvagem. A taxa de crimes era horrível. Não tenho saudades de ter de olhar por cima do ombro a cada cinco minutos. Eu prefiro esta versão. Nos anos 70, as pessoas escreviam músicas de protesto sobre a Guerra do Vietname e os jovens estavam envolvidos na política. Agora, os mais novos não sabem dizer quem é o vice-presidente dos EUA. É muito triste. A pouco e pouco, distraímo-nos completamente com as Kardashians».

Para Jagger, «Nova Iorque nos anos 70 era muito excitante, sobretudo do ponto de vista artístico. Para mim foi um sítio incrível para estar.»

O primeiro episódio de duas horas, viaja até 1973 e chega-nos no dia 14 de fevereiro na HBO e na madrugada de dia 15 às 2h, no canal TVSéries. «[1973] Foi o ano em que o punk, o disco e o hip hop foram todos inventados num espaço de seis meses. E foi aí que os New York Dolls abriram caminho às primeiras bandas punk aparecerem na televisão e os Ramones chegaram cerca de oito meses depois. Foi um período de tempo muito interessante e fértil para a música e isso era irresistível», explica Winter.

Poderás seguir os episódios seguintes, num total de 10, no TVSéries, todas as segundas feiras às 22h45.

EGITANA