Viriatada Abril #1: Cancro, Gisela João, Tó Pica, Wolf X, Entre Outros

Viriatada Abril #1: Cancro, Gisela João, Tó Pica, Wolf X, Entre Outros

Redacção

Mais uma semana, mais uma ronda de Viriatada, o espaço que a AS dedica aos lançamentos da música portuguesa.

A música nacional merece ser partilhada. Existem novos lançamentos todos os dias, todas as semanas, todos os meses, e qualidade é coisa que não falta! A nossa rubrica Viriatada reúne alguns dos destaques da música portuguesa todas as semanas. Poupamos-te o trabalho, só tens de visitar a Arte Sonora, conhecer, ouvir e partilhar.

CANCRO – “Show do Homem Verdadeiro”// “+” é o álbum de estreia dos Cancro, o trio que junta Tiago Lopes, José Penacho (Marvel Lima e Riding Pânico) e Fabio Jevelim (Paus e Riding Pânico) e que foi editado em 2019. “Show do Homem Verdadeiro” é mais um single que tem direito a uma produção audiovisual. O single foi produzido e gravado por Cancro no HAUS e misturado e masterizado por Fabio Jevelim.

GISELA JOÃO – “Canção ao Coração”// Depois de “Louca” e “Já Não Choro Por Ti”, Gisela João lançou o terceiro e último single do seu novo álbum AuRora” que será editado no dia 9 de Abril, mas já pode ser adquirido na pré-venda exclusiva Fnac, autografado pela artista. O vídeo de “Canção ao Coração”, tal como os dos primeiros dois singles, foi filmado em São Paulo, Brasil, e encerra a trilogia de canções e respectivos vídeos que, juntos, formam uma curta metragem. Gisela João, que assina a produção de AuRora” em parceria com Michael League (Snarky Puppy) e Nic Hard é, além da voz de “Canção ao Coração” a sua letrista e partilha os créditos da música com Justin Stanton (Snarky Puppy), seu companheiro de vida e de quem considera «ter recebido ferramentas técnicas e empoderamento fundamentais para perder a timidez e assumir-me, finalmente, como compositora e letrista». Os dois músicos dos Snarky Puppy partilham a autoria dos arranjos deste terceiro single, com as interpretações de mellotron, guitarra eléctrica e voz a cargo do primeiro e o piano e teclados do segundo. Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Nelson Aleixo na guitarra e Francisco Gaspar no baixo completam o naipe extraordinário de músicos que podemos ouvir em “Canção ao Coração”.

BÁRBARA TINOCO feat. BÁRBARA BANDEIRA – “Cidade” // O EP de colaborações de Bárbara Tinoco, que junta seis das melhores vozes nacionais, revela agora o seu primeiro single, “Cidade”, um ft. com a cantora Bárbara Bandeira. Esta é a primeira canção apresentada aos fãs, sendo o EP apresentado na íntegra e ao vivo dia 29 de Abril, no Casino Estoril, com todos os amigos que participam nesta colaboração a seu lado — António Zambujo, Carolina Deslandes, Carlão, Diana Martinez, Tyoz e claro Bárbara Bandeira. O EP será disponibilizado em todas as plataformas digitais, nesse mesmo dia. O single faz-se acompanhar de videoclipe gravado no Porto. A narrativa surge da ideia de enfrentar o contraste entre ambas, o moderno e o vintage. Um equilíbrio de dois mundos diferentes, duas perspetivas, um amor que termina e um amor que vence, através de duas estéticas e duas épocas que navegam na mesma dimensão.

THREE OF ME – “Black Dog” // Os Three Of Me são uma banda de rock do Porto, composta por Ricardo Dourado na voz e guitarra ritmo, TJ Abreu nas segundas vozes e guitarra solo, Miguel Dourado no baixo e Gaspar Ribeiro na bateria, e acabam de lançar o álbum de estreia, “Black Dog”. Esta formação deriva de vários projectos de géneros musicais diferentes activos no momento e teve o seu momento de estreia em palco a 14 de Fevereiro de 2020, em Braga, juntamente com LHABYA. O LP de estreia já está disponível em formato físico e em todas as plataformas digitais. O vídeo para o single “Invisible” está disponível aqui.

JOANA AMENDOEIRA – “Entre O Calor E O Frio” // “Entre O Calor E O Frio” é o segundo single do novo álbum “Na Volta Da Maré”, que chega em Maio. Segundo a artista, esta canção é, talvez, «a que melhor ilustra o espírito atlântico do disco, misturando ritmos e instrumentos de Portugal e do Brasil, revelando a força da parceria de Fred Martins e Tiago Torres da Silva», que assinam a totalidade das canções do novo disco de Joana. A canção «vive do diálogo entre opostos, entre o perto e o longe, entre o dentro e o fora, entre o calor e o frio resultando numa chama contagiante de alegria e entrega que o canto de Joana tão bem sublinha». “Na Volta Da Maré” traz Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, João Filipe na viola de fado, Carlos Menezes no contrabaixo, Fred Martins no violão, Ruca Rebordão nas percussões e Nilson Dourado no clarinete, na guitarra eléctrica e na viola caipira, mantendo essa permuta luso-brasileira também ao nível dos arranjos e das participações instrumentais.

GOHU feat. TAINÁ – “Nesga De Sol” // Lá no Brasil está o português Gohu. Cá em Portugal, a brasileira Tainá. «Encontraram-se os dois numa esquina da internet para interpretar este single, que fala de uma Primavera pós-enfermo, do poder regenerador dos encontros sociais e do sol». “Nesga De Sol” é, segundo o autor, um abraço transatlântico. Para este single, o produtor Emerson Martins escolheu timbres solares de Juno, ciranda moderna e um Fender Rhodes. A lap steel guitar cola um sotaque praiano ao arpeggiator do Mini Moog, «fortalecendo a ideia de misturar as distâncias, acreditar na felicidade do que está para chegar, abraçar o orgânico ao electrónico, e preparando o terreno para uma fase mais solar» de Gohu. No vídeo (realizado por Ricardo Nilsson e Artur Carvalho), avatares dos dois saem pelas ruas de Lisboa para abraçar estátuas, como a de Camões, Fernando Pessoa e o Cristo Rei.

TARIFA SOUND SYSTEM – “Raggabofe” // Os Tarifa Sound System lançaram “Raggabofe”, disco que resulta de «uma interpretação experimentalista e peculiar do universo da rave music», mais concretamente do Raggatek, «aglutinando um toque de humor e fantasia típica, cantando numa língua imaginária». O vídeo para a faixa “Come”, gravado durante o Blocu’s, uma festa-manifestação que aconteceu em 2019 na cidade de Lisboa, está disponível aqui. Os Tarifa Sound System é um colectivo composto por PsyCotone (na voz), Sensi Billa (teclado), Jah Era (caixa de ritmo) e MC Estagiário (percussão e efeitos), que «nasceu da necessidade intuitiva e ingénua de explorar o Raggatek e todos os seus derivados desconhecidos para criar uma realidade alternativa àquela que se conhece na pista». Conheceram-se durante a Em Missão de Maio (2020), um programa de rádio com pretensões performativas. Aperta o play para ouvires o disco de estreia.

TÓ PICA – The Red Rattlesnake// Em 2021, o guitarrista português Tó Pica deitou cá para fora uma nova malha “The Red Rattlesnake”. O single pode ser ouvido em várias plataformas digitais e adquirido no seu Bandcamp. Sucede ao álbum de estreia a solo “Is This The Best You Can Do?!” editado em 2015.

YOROSHIKU – “Terra” // Músico, DJ, Produtor e Promotor de Coimbra, publicou em edição de autor “Terra”, o seu terceiro álbum de originais. O álbum está disponível no Bandcamp e nas principais plataformas de streaming, tendo também uma edição limitada em CD. «Assim como o Alexandre está na vida, Yoroshiku é na música: mente aberta e espírito livre. O que o primeiro absorve no seu dia a dia: da curiosidade por filosofias ancestrais e costumes forasteiros ao aprofundar da espiritualidade e dos relacionamentos humanos; o segundo reflecte na sua Música, onde cruza Jazz com House ou Folk dos Balcãs, atmosferas étnicas e tropicais, cantos sagrados, cumbias e psicadelismos ritualizados com influências electrónicas várias, por vezes disruptivas, numa viagem a um Mundo sem fronteiras nem obstáculos que apenas não é utópico porque existe através do espírito da Música», descreve o comunicado de apresentação.

DAVIDE LOBÃO – “Roma”// “Roma” é o mais recente single do músico do Porto Davide Lobão. «A adaptação é das coisas mais dolorosas para o ser humano. Essa e a mudança», refere o artista, que explica que corria o ano de 2014 quando compôs “Roma”, «uma canção feita no sofá, com o som de fundo de um ensaio intempestivo. Parecia a solução ideal para marcar uma viragem». Davide Lobão entregou a Raez a guitarra e a voz desta canção, com uma banda a tocar de fundo. Instrumental por Raez e Davide Lobão, música, letra e mistura por Davide Lobão e masterização por Filipe Louro nos Arda Recorders. Já está disponível o vídeo que ilustra “Roma”.

D’ALVA – “Honesty Bar” // Como prometido já podes ver o vídeo para o mais recente single dos D’alva que com a participação de Cláudia Pascoal. “Honesty Bar” é mais um avanço para o sucessor de “Maus Hábitos”. O novo álbum “SOMOS” será editado ainda em 2021, mas para já ainda não foi divulgada data de edição.

WOLF X – “God Is A Girl” // Wolf X é o novo projecto a solo de David Wolf, músico lisboeta conhecido por projectos como She Pleasures Herself, Uni_form, When The Angels Breathe. Depois de “Traffic” e “Zombies”, já podes ouvir mais um single de avanço para “Wish”, álbum de estreia que será editado via Cleopatra Records.

RUDI SOUSA – “Diz-me que sim” // Depois de alguns anos de ausência no meio musical, o regresso de Rudi Sousa faz-se ao som do single “Diz-me que sim” já disponível em todas as plataformas digitais. «Penso que é um tema onde consigo mostrar um pouco mais de mim, sinto mais power, sem dúvida que estou muito satisfeito com o resultado final», confessa Rudi Sousa. A ausência do artista fez com que este regresso à música viesse com uma nova identidade musical. Os culpados desta “revolução musical” de Rudi Sousa foram Syro (na composição) e Filipe Survival (na produção), nas palavras do cantor «primeiramente falei com o Filipe, conheço o trabalho dele, e surgiu a oportunidade, marcamos sessão para gravar, ele sugeriu em falar com o Syro para auxiliar na composição da letra, fiquei logo todo entusiasmado com a ideia, e claro foi ótimo poder trabalhar com os dois

EGITANA