Viriatada de Outubro #3: Paraguaii, Marta Ren, Paulo Gonzo, José Cid, Jorge Benvinda, entre outros

Viriatada de Outubro #3: Paraguaii, Marta Ren, Paulo Gonzo, José Cid, Jorge Benvinda, entre outros

Mariana Matos

Nomes já consagrados e bem cimentados na música portuguesa como José Cid, Paulo Gonzo ou Mart Ren ou nomes que ainda se estão a dar a conhecer como Humana Taranja e Electric Man. Esta é a Viriatada, o espaço que acolhe alguns dos lançamentos da música portuguesa desta semana.

Podes ouvir aqui a Viriatada #1 e, aqui, a Viriatada #2 de Outubro.

MARTA REN “22:22“// O novo single de Marta Ren”22:22″ foi lançado internacionalmente pela Record Kicks e já disponível em todas as plataformas digitais. Para além de ser dona da sua palavra, tanto no último “Worth it”, como no novo “22:22”, é reforçada a contínua necessidade de ser honesta consigo própria. Neste novo tema, assume um diálogo com a sua versão adolescente e com quem se relacione com o desafio de tentar escutar-se a si e aos outros. «22 é um número que me diz muito e me acompanha há muito tempo pois foi uma idade marcante na minha vida, de crescimento e também de alguma dor», refere Marta Ren. «Com esta música eu quis transmitir algo simples mas muito importante, sobretudo nos dias que vivemos: devemos conseguir escutar-nos a nós próprios, escutar os outros e fazer ouvir a nossa voz. Quero aproximar-me das pessoas, dizer que as sinto, que sinto a sua solidão e frustração e estou aqui para lhes estender esta minha mão musical». Num momento em que a palavra activista é usada como acessório de comunicação, aqui a artista assume algo essencial para mudarmos de paradigma: escutar e fazer ouvir a nossa voz, tanto quanto estendermos a mão num gesto humano de aproximação.

PARAGUAII- “Skeleton”// “Skeleton” é a nova música dos Paraguaii, e que fará parte do novo álbum da banda “Propeller”. O novo single é ainda acompanhado por um lado B: “Phisique” que serve de aperitivo para o quinto trabalho do grupo, a ser editado em Março de 2021. “Skeleton” pretende que «nos dispamos de preconceitos, mentiras, dos nossos alter-egos e que nos vejamos como realmente somos: iguais uns aos outros, numa dança sincronizada ao som da música.» O tema mostra-nos ainda a estética eletrónica aprimorada que Paraguaii cria e explora num jogo de sintetizadores e caixas de ritmos, ligados ao experimentalismo, elevando-nos assim ao éter das coisas. Neste momento, os Paraguaii encontram-se a finalizar a gravação das músicas que vão fazer parte do próximo disco, onde a electrónica prevalece no seu experimentalismo entre sintetizadores e beats.

BAS ROTTEN – “Surge”// Bas Rotten estão juntos desde 2016 e já contam com «centenas de concertos, em Portugal». Apesar de tudo, só agora, em Novembro de 2020, é que irão lançar “Surge”, o seu álbum de estreia, que estará disponível em vinil e cassete. O disco foi gravado e produzido pela banda em colaboração com Sérgio Prata Almeida dos Don’t Disturb My Circles. No player podes ouvir o pirmeiro single de avanço que dá nome ao álbum.

PAULO PRAÇA – “À Beira-Mar”// Já está disponível o vídeo da música “À Beira-Mar” que faz parte do livro-disco “Onde”. O vídeo foi realizado por Paulo Pinto e a letra do tema é de Jorge Cruz. O livro-disco “Onde” é um trabalho produzido por Eurico e pelo próprio músico, Paulo Praça. As letras que acompanham este projecto são de Valter Hugo Mãe, José Régio, Jorge Cruz, Rua Belo, Simão Praça, entre outros… para além das canções com a participação de José Cid e Fausto Bordalo Dias.

JOSÉ CID – “Porto-Cidade”// “Porto-Cidade” é a nova canção de José Cid. Nela, o músico faz uma homenagem à cidade do Porto, através de um poema de Arnaldo Trindade, conhecido editor na indústria fonográfica, e da melodia de Betó Souza-Pinto. O vídeo de “Porto-Cidade” manifesta o amor de José Cid, vencedor do Grammy Mundial por excelência musical, por esta cidade.

SLO.FIRE -“Slo.Fire”//Ricardo Gordo tem um novo projecto intitulado Slo.Fire. Este é um projecto que visa incentivar o fim do bullying e da violência nas escolas. O álbum homónimo é composto por 12 faixas e teve a colaboração de Stereossauro.

ELECTRIC MAN – “Modern Machine”// “Modern Machine” é a nova música de Electric Man. Depois de dois álbuns e um single editado no início deste ano, o artista está de volta com uma música que pretende explorar a ligação biónica do Homem com a máquina. A música de Electric Man, tem como base batidas electrónicas, guitarras em loop, sintetizadores e a voz do próprio artista. Entre o rock e a música electrónica, a identidade sonora alcançada em “Modern Machine” é o resultado mais expressivo de toda esta loucura criativa.

JORGE BENVINDA – “Está a chegar o Amor”// “Está a chegar o amor” é o novo single de Jorge Benvinda, é editado pela AMG Music e tem distribuição pela Universal Music. A canção foi escrita a pensar em Joana, parceira do artista, «no dia em que escrevi esta canção, tive logo pela manhã, um pequeno arrufo com a Joana. Ela tem mau feitio matinal e eu costumo acordar cheio de sorrisos», afirma Jorge Benvinda. O vídeo de “Está a chegar o amor” foi filmado e misturado por Joana Cavaco e o próprio cantor, durante as férias de Verão. Conhecido como o vocalista dos Virgem Suta, também já escreveu para artistas como a fadista Ana Moura, António Zambujo, Carlos Leitão, entre outros. No que diz respeito ao tema “Está a chegar o Amor” já está disponível em todas as plataformas digitais.

JOÃO COUTO – “Os Meus Amigos”// Depois da sua participação no Festival da Canção em 2019, com o tema “O Jantar”, escrito por Pedro Pode (S. Pedro), o cantor regressa agora aos originais com esta nova música. “Os Meus Amigos” marca assim o início de um novo ciclo discográfico para João Couto. O vídeo da canção é realizado por Kyle Sousa e produzido pelo próprio João e está agora disponível no YouTube. O novo álbum está previsto para o início de 2021.

ROGG – “Chuva”// “Chuva” é a nova música de Rogg e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.”Chuva” é o quarto tema de avanço do EP do artista, cujo vídeo contou com o apoio da MTV Portugal, já podendo ser visto no canal oficial do músico. O vídeo teve a produção de Thomas Zimmermann e sofreu diversas peripécias que foram documentadas e serão, brevemente, reveladas pelo artista num making-of, produzido por Daniella Rodrigues. Rogg afirma que este single faz parte dele, uma vez que retrata a sua história «nas entrelinhas».

HUMANA TARANJA – “Quase Vivos”// O novo EP dos Humana Taranja chama-se “Quase Vivos” foi gravado, produzido e masterizado por Kill Gil (Guilherme Firmino, um dos integrantes da banda) no Estúdio King, no Barreiro. Os Humana Taranja levam-nos a passear pelo Pop e pelo Indie Rock. Este projecto é nos apresentado da seguinte forma: «Trazem na mala a tranquilidade de cantigas que flutuam sobre águas menos agitadas. Mas inundam também o palco de ritmos desarrumados, revelando uma descarga elétrica de canções que tomaram a sua dose de hiperatividade. Servem melodias com mel e pimenta, e transportam com eles um serão agitado do qual não vais poder fugir.»

VATSUN – “Intacto”// Vatsun é um projecto independente de música electrónica com canções em português formado por Sérgio Deuchande que é vocalista, compositor e produtor. “Intacto” é o seu novo álbum que traz onze faixas, ao todo são 43 minutos de música para ouvir no player em baixo.

 

EGITANA