‘Whiplash’ conta a ascensão de um jovem baterista

‘Whiplash’ conta a ascensão de um jovem baterista

Tiago Varzim

O filme nomeado cinco vezes para os Óscares chega agora a Portugal esta quinta-feira, dia 29. “Whiplash” é protagonizado por Miles Teller e J.K. Simmons com a realização de Damien Chazelle.

Este drama musical conta a história de Andrew (Miles Teller), um aspirante a baterista de 19 anos. O seu sonho é simples: fazer carreira no mundo do jazz. Mas Andrew quer ser o melhor dos melhores. “Há sempre alguém melhor do que nós. Sê melhor“, relembra “Whiplash”. Andrew começou o seu percurso na conceituada Shaffer Conservatory of Music, assumindo-se como um jovem metódico e perfeccionista.

No conservatório conhece o professor Fletcher (J.K. Simmons) que tem um método especial de ensino: incute o terror nos alunos e isso deu-lhe fama na escola. Andrew aparece como um aluno dedicado, capaz de absorver os conhecimentos transmitidos por Fletcher, o qual se torna gradualmente “no seu mais implacável carrasco“. Levando ao limite a relação de aluno e professor no que toca ao esforço, o abuso de poder vem ao de cima e o jovem vê-se em situações extremas.

“Whiplash” estreou-se no Sundance Film Festival e já valeu a J.K. Simmons um Golden Globe e um Screen Actors Guild Awards, ambos enquanto Melhor Ator Secundário. O filme conta com cinco nomeações aos Óscares: Melhor Imagem, Melhor Ator Secundário (J.K. Simmons), Melhor Adaptação de Argumento, Mistura de Som e Edição de Filme.

EGITANA