Womex Call 2021: Candidaturas Abertas Para Músicos, Cineastas e Profissionais Da Música

Womex Call 2021: Candidaturas Abertas Para Músicos, Cineastas e Profissionais Da Música

Redacção
Miguel Nogueira

Os organizadores do WOMEX, Piranha Arts e AMG Music, o parceiro local deste ano, abriram o convite anual à apresentação de propostas para a 27ª edição do WOMEX que terá lugar no Porto, Portugal, de 27 a 31 de Outubro de 2021.

A Open Call WOMEX dirige-se a todos os músicos, cineastas e profissionais da música de todo o mundo. De todas as propostas recebidas, o programa oficial é selecionado por um júri independente, internacional e que muda anualmente, também conhecido como os Sete Samurais (júri de 2021 a ser anunciado em breve). As apresentações de propostas para WOMEX 21 podem ser submetidas até 16 de Abril de 2021.

O WOMEX explicitamente acolhe propostas de todas as origens e incentiva inscrições, especialmente aquelas que aumentam a diversidade da cena musical internacional – seja de cultura, região, gênero, estilos, tradição de performance e muito mais. As propostas podem ser feitas em quatro categorias Showcase, Club Summit, Filmes e Conferências a partir do site: www.womex-apply.com.

Este festival é um evento central para a indústria global da música que conta já 26 anos de história. O certame, que em 2020 decorre em Budapeste, na Hungria, apresenta-se como “o mais internacional dos encontros musicais do mundo e a maior conferência devotada à cena global de música, que inclui uma feira profissional, palestras, filmes e showcases”. Criado há 26 anos com o intuito de funcionar como uma plataforma de promoção para géneros musicais, artistas e culturas exteriores aos eixos então dominantes da indústria, o WOMEX já percorreu diferentes cidades, tendo decorrido em Copenhaga, Bruxelas, Santiago de Compostela, Estocolmo, Roterdão, Sevilha, Newcastle, Essen, Marselha, Berlim ou Las Palmas, entre outros locais.

Anualmente, o WOMEX reúne milhares de profissionais, entre artistas, agentes, editores, managers, promotores de eventos, técnicos e jornalistas, que no mês de Outubro se congregam vindos de mais de 83 países espalhados pelo nundo, números que confirmam o seu estatuto como a principal plataforma de networking no universo da música e também como o evento que maior diversidade apresenta. «O seu espectro musical», garantem os organizadores, «não tem paralelo na cena internacional de festivais de showcase, mostrando os sons mais tradicionais e as novas movimentações do underground global, indo da folk e das raízes tradicionais, às culturas de diáspora, aos sons urbanos e electrónicos de todo o globo, bem como todas as combinações destas coordenadas. O jazz e a clássica também são bem-vindos!».

Em vários palcos, com centenas de empresas com stands, mais de uma centena de oradores especializados, filmes, um concerto especial de abertura e uma concorrida cerimónia de entrega de prémios final, o festival costuma acontecer ao longo de 5 bem recheados dias, plenos de contactos e eventos. «Ao longo dos últimos 26 anos», explica a organização, «a música e o negócio da música evoluíram». E, claro, o WOMEX acompanhou e fez parte dessa evolução. «No entanto, uma constante desde o início é a vontade de celebrar a criatividade que se encontra no nosso âmago – apoiando novos talentos e homenageando os mestres estabelecidos, aplaudindo a tradição e as inovações às tradições; amando a riqueza das cenas locais e a justa celebração da nossa voz global».

EGITANA