Xutos & Pontapés, Bando De Amigos Que Anda Aqui A Curtir

Xutos & Pontapés, Bando De Amigos Que Anda Aqui A Curtir

Redacção

Segundo volume da autobiografia dos Xutos & Pontapés é editado dia 20 de Outubro.

“À Minha Maneira” é a autobiografia dos Xutos & Pontapés. Pela primeira vez, os cinco músicos contam, na primeira pessoa, as histórias que os tornaram a mais importante instituição do rock português.

Em discurso directo com a jornalista Ana Ventura, Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro traçam o seu percurso mas também descrevem o país onde cresceram, que os moldou e tornou um ímpar caso de sucesso. Tudo isto faz desta obra um testemunho histórico da cultura musical contemporânea em Portugal.

Este desafio foi lançado por Zé Pedro à jornalista Ana Ventura, numa conversa em 2008 e, a partir daí, foram recolhidos testemunhos e relatos inéditos, na primeira pessoa, para contar a história da maior banda portuguesa de todos os tempos.

No comunicado enviado às redacções são divulgadas algumas passagens do livro, com João Cabeleira a dizer que “não basta o talento, é preciso haver um bocadinho de sorte para se terem juntado aquelas pessoas e essas pessoas serem amigas“. E, enquanto Kalú admite que a banda “nunca foi consensual, pois uns achavam que a malta era boa, outros achavam uma grande porcaria, que não valíamos nada“, já Tim considera que isto é só um bando de amigos que anda aqui a curtir“. O falecido Zé Pedro afirmou: “Somos cinco pessoas completamente diferentes uns dos outros mas, de certa forma, dentro dos Xutos, completamo-nos“.

“À Minha Maneira Vol. I – 1979-1999”, lançado em Outubro de 2019, marcou o arranque desta obra, contando a história dos primeiro 20 anos do percurso pessoal e profissional dos Xutos & Pontapés, incluindo revelações inéditas e memórias inesquecíveis. Um ano depois, surge “À Minha Maneira Vol. II – 2000-2020”.

E se no primeiro volume se narrava a escalada rumo ao sucesso, na obra prestes a sair assiste-se à consagração da banda, começando nas comemorações dos 20 anos de carreira e caminhando rumo a uma aventura que, há muito, se tornou inigualável.

Esta é a história dos Xutos & Pontapés, com todos os altos e baixos, as derrotas e as conquistas, o passado e o presente, com os olhos postos no futuro. Há muitos risos e outras tantas lágrimas, há momentos nunca antes contados e há acontecimentos que vão ficar, para sempre, guardados na memória do que é ser Portugal – e há as canções, aquelas que se tornaram património de uma cultura e de um país. Em discurso directo porque é assim que as melhores vidas se tornam lenda.

São os Xutos pelos Xutos, na primeira pessoa, em formato livro de 696 páginas, capa mole, com chancela da Showtime Books. A segunda edição sai a 20 de Outubro a um preço de 25€.