ZDB Anuncia Ciclo de Concertos no Teatro São Luiz

ZDB Anuncia Ciclo de Concertos no Teatro São Luiz

Redacção

A Galeria Zé dos Bois foi desafiada a criar um ciclo de concertos de 29 de Setembro e 2 de Outubro de 2020, antecipando o seu 26º aniversário, num acolhimento generoso do São Luiz Teatro Municipal.

Enquanto todos se perguntam se a vacina russa funciona realmente, a Zé dos Bois propõe a sua própria luso-medicina: mais espírito do que agulha. A sua eficácia: saber o que significa inclusão e conseguir criar colaborações entre a comunidade. Por essa razão, a ZDB foi desafiada a agendar um ciclo que terá lugar entre 29 de Setembro e 2 de Outubro de 2020, antecipando o seu 26º aniversário, num acolhimento generoso do São Luiz Teatro Municipal. Alek Rein, Primeira Dama, Lula Pena e João Simões estão entre os nomes anunciados.

A ZDB propõe uma programação nacional, e como habitualmente, desperta – através da apresentação de um programa de performances, música e as suas intersecções com as artes visuais – as curiosas ligações entre entidades que por vezes parecem antagónicas. Neste programa, novas particularidades sonoras e musicais são combinadas com performances e propostas visuais desafiantes.

O corpo, uma segunda e até terceira natureza, é questionado pelos marcos performativos do mundo contemporâneo, defendendo ao mesmo tempo um olhar que vai para além do visível e do invisível (Mariana Tengner Barros). Definições mais conscientes de si mesmas, levam-nos a emancipar-nos da separação entre o pessoal e o político, através de viagens astrais de natureza especulativa e ainda desconhecida (Odete e Alice dos Reis). A mecânica do analógico adquire um significado abstracto numa demonstração de feedback audiovisual (Pedro Sousa). O conceptualismo mais depurado é fundido com uma tradição musical portuguesa reinventada (Lula Pena e João Simões). A sexualidade diz adeus ao género, o corpo humano aproxima-se de um género-objecto (Dinis Machado). A voz relatora de uma comunidade amplifica-se a projectar futuros possíveis (Tristany). A pop de vanguarda faz agora mais sentido do que nunca e voltamos a desfrutar como fazíamos, antes do momento em que tudo nos pareceu perdido (Alek Rein, Primeira Dama).

PROGRAMAÇÃO

SALA MÁRIO VIEGAS
TERÇA, 29 DE SETEMBRO, 18h e 20h
Peça do Coração: EXCALIBUR, performance de Mariana Tengner Barros

QUINTA, 1 DE OUTUBRO, 18h e 20h
CONSUBSTANTIATION, performance de Dinis Machado

SALA LUIS MIGUEL CINTRA
QUARTA, 30 DE SETEMBRO, 21h
Lula Pena e João Simões
Pedro Sousa, apresentação de Calor Caluda

QUINTA, 1 DE OUTUBRO, 21h
Primeira Dama, apresentação de Superstar Desilusão
Alek Rein

SEXTA, 2 DE OUTUBRO, 21h
Odete e Alice dos Reis, apresentação de PORTAL
Tristany, apresentação de Meia Riba Kalxa

EGITANA