damas

Damas Lisboa lança campanha para não fechar portas

23/04/2025

Há mais um espaço de cultura alternativa em Lisboa em perigo. “Salvem as Damas: Um Espaço de Cultura, Resistência e Comunidade” é o nome da campanha que pretende salvar as Damas.

Há espaços que são mais do que quatro paredes e um nome na fachada. O Damas é um desses lugares. Combina música, arte, gastronomia e diversidade, este é um espaço que há anos desafia a maré da gentrificação e o silêncio das políticas públicas, oferecendo cultura livre, inclusiva e independente. Agora, enfrenta a sua luta mais difícil: continuar a existir.

Situado na Graça nasceu pelas mãos de Clara Metais e Alexandra Vidal em 2015, quando transformaram uma antiga panificadora num bar com restaurante e sala de concertos.

Durante anos, as Damas manteve as portas abertas com entrada gratuita, defendendo que a cultura deve ser um direito universal e não um luxo reservado a poucos. Dez anos depois, os tempos são outros, e com eles vieram aumentos de custos, inflação e o abandono estatal. Para sobreviver, o espaço viu-se obrigado a adotar preços justos, mas com uma promessa clara: cada cêntimo investido continuará a alimentar a programação cultural.

“Apoiar as Damas é investir num espaço que nunca cobrou entrada à alma, mas que hoje precisa da tua mão para seguir em frente.”

“Salvem as Damas: Um Espaço de Cultura, Resistência e Comunidade” é o mote e um pedido de ajuda à comunidade. E porque é que a comunidade deve apoiar as Damas? Lisboa está a perder a sua identidade e vários espaços parecidos já fecharam. É um «refúgio para a cultura independente, num país onde a cultura alternativa raramente tem financiamento, o Damas tornou-se palco de artistas emergentes, noites experimentais, performances, festas LGBTQ+ que desafiam o status quo. É uma Casa-Abrigo para comunidades invisibilizadas, desde imigrantes a artistas underground, desde a comunidade queer a quem procura um lugar onde cabem todos, o Damas é um ponto de encontro seguro e acolhedor. Enquanto Lisboa se transforma num cenário para turistas, o Damas mantém-se como um espaço “por e para” quem acredita numa cidade plural.»

E qual é a melhor forma de ajudar? Foi lançada uma campanha de crowdfunding e estão a ser organizados muitos de eventos de angariação de fundos, entre eles o Damas Benefit de Aniversário, a festa de aniversário que celebra 10 anos de casa, que se realiza dia 24 de Abril com a presença de dez Djs, entre as 18h e as 4h. A 30 de Abril está agendado o espectáculo que junta Quimeras de Mel, o duo formado por Raquel Bravo tcp Kelly Brave e Miguel Ferrador tcp Maykel Ferraris e Meia de Leite, que junta Bernardo Bertrand tcp Menino da Mãe/DJ Foguinho e Sebastião Pinto tcp Pagão. 

Mais do que um Restaurante, o Damas é um pulmão cultural que precisa da ajuda da comunidade agora (e não de partilhas de tristeza quando for forçado a fechar portas.)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Damas (@damas.lisboa)

Banner

PRÓXIMOS EVENTOS