foto site 22

Dia Mundial da Arte: Por amor à arte!

15/04/2026

No Dia Mundial da Arte, Ana Rita Feijão, da Direção Executiva da Why Portugal, assina uma reflexão sobre a música enquanto linguagem universal e presta homenagem aos artistas que a constroem todos os dias.

Testemunhamos diariamente os sacrifícios, o compromisso, a resiliência e o amor que os músicos portugueses têm à sua arte.

A música afirma-se como uma linguagem universal, capaz de ligar pessoas, culturas e territórios. Ao longo da história, tem desempenhado um papel essencial na construção de identidades e na projeção cultural dos países, ultrapassando fronteiras geográficas e criando pontos de encontro entre diferentes realidades.

Enquanto expressão artística, a música resulta da interseção entre técnica, criatividade e emoção. É um veículo de narrativa, reflexão e inovação, que permite aos artistas comunicar de forma única com o mundo. No entanto, por detrás desta capacidade de conexão global, existem frequentemente percursos marcados por desafios significativos e realidades pouco visíveis.

Para muitos artistas, a criação musical não é apenas uma escolha, mas uma vocação incontornável. Este compromisso traduz-se, muitas vezes, em trajetórias exigentes, caracterizadas por resiliência, persistência e uma constante procura por oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento, num contexto altamente competitivo e em permanente transformação.

Apesar de ser uma arte tão valorizada e chegar a todos enquanto linguagem universal, viver da música é um dos maiores desafios da era moderna.

Apesar de ser uma arte tão valorizada e chegar a todos enquanto linguagem universal, viver da música é um dos maiores desafios da era moderna. Entre as principais dificuldades destacamos: rendimentos baixos em streaming, instabilidade financeira (com concertos irregulares, custos de produção elevados, falta de contratos), exposição constante e pressão nas redes sociais e a necessidade de acumular funções (artista, produtor, gestor, promotor), não sobrando muito tempo para o que realmente interessa.

Assistimos a esta luta diariamente e enche-nos de orgulho fazer parte do caminho de centenas de artistas que não desistem da música, por amor à arte. Muitos têm trabalhos paralelos, passam longos períodos longe da família em busca da oportunidade certa e abdicam do conforto em prol do sonho.

Andamos na estrada e trabalhamos juntos para encontrar oportunidades de promoção e proporcionamos a estabilidade que os músicos precisam para subirem ao palco e fazerem o seu trabalho. A presença em festivais profissionais é uma das ferramentas que temos para ajudar os músicos portugueses a apresentarem o seu trabalho aos públicos certos, na esperança que cada um encontre a equipa certa para o seu projeto.

No Dia Mundial da Arte, esta é a nossa homenagem àqueles com quem trabalhamos diariamente e que criam as bandas sonoras das nossas vidas.Ana Rita Feijao

PRÓXIMOS EVENTOS