10 músicas obrigatórias de filmes dos 80s!

10 músicas obrigatórias de filmes dos 80s!

Nero

Grandes clássicos ou pop junk? Simplesmente obrigatórias!

Acreditem, os anos 80 foram mesmo divertidos. Na música, nas artes, no cinema. Um filme poucas vezes chega a 120 minutos de duração – as montagens eram um veículo de progressão na história ultra eficaz e acima de tudo permitiram o surgimento de músicas memoráveis. Ao contrário das décadas até esta, os anos 80 provaram que a theme song de um filme não necessitava de ser uma elaborada canção escrita para big band, mas que o mundo agora era pop. Estas são 10 canções incontornáveis duma filosofia simples: não havia problema que não pudesse ser resolvido com optimismo!

JOE ESPOSITO – YOU’RE THE BEST AROUND [KARATE KID]: Se és afligido por bullys na escola nada como procurares um vizinho japonês com um ar cruzado entre a alma de um eremita e um look de carteiro. Ele vai ensinar-te karaté, dar-te um carro vintage e assim já podes arranjar um borracho como a Elizabeth Sue!

 

STAN BUSH – FIGHT TO SURVIVE (aka “Kumité) [BLOODSPORT]: Há com certeza uma geração à qual é difícil explicar porque o Jean Claud Van Damme era a cena! Mais estranho ainda porque se aturavam cenas de espargata a cada 5 minutos e grandes planos dos glúteos do actor. A resposta é simples: O Bloodsport é um dos melhores filmes de arte marciais da história e nos 80s a cena gangsta com revólveres apontados de lado não eram o arquétipo de resolução de conflitos. Pancadaria com as mãos eram muito mais “macho”, por mais que pensem que o spandex é um claro sinal do contrário!

 

JOHN CAFFERTY – HEARTS ON FIRE [ROCKY IV]: Por falar em pancadaria com as mãos, não há como não mencionar o Rocky! A Guerra Fria era o assunto político dominante e Silvester Stallone propunha uma solução simples, metam dois armários engalfinhados um no outro. Certifiquem-se que um deles é estereotipado! A Paz Mundial à distância dum gancho de esquerda!

 

LIMAHL – NEVER ENDING STORY [NEVER ENDING STORY]: Um dos melhores filmes de fantasia de sempre. Não é nenhum LotR, mas está algo acima de coisas como o Van Helsing e tralha dessa. A canção… haverá alguém que não conheça a história e não se emocione a ouvi-la?

 

HUEY LEWIS & THE NEWS – THE POWER OF LOVE [BACK TO THE FUTURE]: Viajar no tempo é uma coisa perigosa. Afinal podes dar por ti a ser assediado pela tua própria mãe e que o teu próprio pai era um stalker – digam lá que os sites XXX que abundam na web não dão jeito? -, mas tudo pode ser resolvido através do poder do amor!

 

KENNY LOGGINS – I’M FOOTLOOSE [FOOTLOOSE]: Kevin Bacon catapultou-se para o estrelato ao mesmo tempo que fazia suspirar meio mundo feminino com os seus pés soltos. Kenny Loggins terá feito a melhor fusão de sempre entre electrónica new wave, country e pop rock da história?

 

MORRIS DAY AND THE TIME – JUNGLE LOVE [PURPLE RAIN]: O Elvis, o Frank Sinatra, os Beatles, etc., fizeram filmes? Então o Artist Formerly Known as Prince, que na altura era simplesmente Prince também teve que fazer. Em Purple Rain, o músico disputa a atenção mediática com Morris Day. Hoje em dia as músicas de Prince são conhecidas por todos, mas infelizmente o funk dos The Time foi votado ao esquecimento. Não com a Arte Sonora on the job!

BILL MEDLEY & JENNIFER WARNES – (I’VE HAD) THE TIME OF MY LIFE [DIRTY DANCING]: O Roadhouse é um filme de acção que tem tudo, pancadaria, golpes de karate, grande sonoplastia, cenas de softcore… enfim, o que qualquer puto queria ver num filme! O que tem isto a ver com Dirty Dancing além de Patrick Swayze? Não sei, perguntem a qualquer rapariga!

 

TINE TURNER – WE DON’T NEED ANOTHER HERO [MAD MAX BEYOND THUNDERDOME]: Parece que vão fazer um 4º Mad Max, não estraguem o zen do Guerreiro da Estrada! A Tina é que podia fazer uma nova digressão!

 

DAVID BOWIE – MAGIC DANCE [LABYRINTH]: Um dos melhores filmes de fantasia de sempre merecia uma banda sonora à altura. Portanto Jim Henson e Brian Froud não tiveram alternativa a não ser deixar a banda sonora ao cuidado de Trevor Jones e David Bowie. Qualquer um dos temas do filme podia estar nesta lista!