5 instrumentos que são mais recentes do que pensavas

5 instrumentos que são mais recentes do que pensavas

Timóteo Azevedo

Vibrafone, steelpan, melódica, xaphoon e hang (em cima na imagem): todos estes instrumentos foram inventados já no século XX e XXI.

Excluindo instrumentos mais óbvios como a guitarra ou o órgão eléctrico, e tendo em conta que um instrumento como o Theramin tenha sido criado em 1920, há instrumentos que poderíamos datar a épocas muito anteriores à da sua génese. Seja pela sonoridade que produzem, seja pelo aspecto que têm, eis alguns instrumentos que nos enganam quanto à sua idade.

Vibrafone 

Apesar da sua semelhança com o xilofone e a marimba, que são instrumentos ancestrais, (no caso do xilofone, remetendo na sua versão mais primitiva para a música africana e asiática antiga), o vibrafone foi criado comercialmente em 1927, por Henry Schluter.  Foi um instrumento que ganhou grande ascensão nas bandas de jazz, e ainda hoje se mantém associado principalmente a esse estilo. Ao contrário da marimba, tem pedais de expressão que permitem controlar a ressonância nos tubos, dando-lhe melhor controlo dinâmico no som.

Steelpan

O steelpan foi inventado em Trinidad e Tobago nos anos 30 do século XX, embora a sua história possa começar a ser traçada desde o século XVIII, com a migração de escravos, que vinham com os colonizadores franceses para a zona. Os primeiros tambores foram criados através de grandes bidões de óleo, e ainda hoje há quem continue a usar este método para criá-los. É o instrumento mais reconhecível do estilo calypso.

Melódica

A melódica é um instrumento de sopro que tem a escala igual às teclas de um piano. Apesar de anteriormente já haver alguns modelos de instrumentos que tinham um mecanismo semelhante, só nos anos 50 do século XX é que ganhou a forma que conhecemos hoje, pela marca alemã Hohner. É um instrumento de sopro distinto dos demais da mesma categoria por permitir polifonia, isto é, tocar várias notas ao mesmo tempo.

Xaphoon

O xaphoon é um instrumento de sopro criado em 1970 por Brian Wittman. Originalmente construído em bambu, tem um timbre semelhante a um clarinete, usando uma palheta de saxofone na embocadura. Por isso mesmo muitas vezes é designado como “pocket sax”.

Hang

Usualmente chamado de Hang drum, é um instrumento que, à primeira vista, confunde quanto à sua origem, quer geográfica quer cronográfica. Apesar do seu som mais “tribal”, um pouco semelhante ao steelpan, embora tocado com as mãos ao invés de baquetas, o Hang foi inventado na Suíça, no ano 2000, e pertence à PANArt. Nos primeiros anos havia uma longa lista de espera para quem o quisesse comprar, sendo a procura muito maior do que a oferta. Actualmente o instrumento, que conta com versões mais sofisticadas, começa a espalhar-se pelas grandes cidades europeias às mãos de músicos de rua.

FENDER