50 anos de Yamaha Drums em Paris

50 anos de Yamaha Drums em Paris

Redacção

A convite da Yamaha Music, a Arte Sonora foi até Paris para assistir à festa de aniversário que celebra meio século de baterias da marca japonesa.

Foi em 1967 que  a Yamaha Corporation criou a subsidiária Yamaha Drums. Desde a sua fundação, a Yamaha passou de criar peças de percussão para bandas filarmónicas e orquestras (o que continua a fazer) até criar alguns dos kits de bateria mais aclamados na história da música – basta pensar na lendária besta Recording Custom, alvo de upgrade em 2016, com a assinatura de Steve Gadd. Desde o lançamento das primeiras baterias, a D20 e D30, que a marca continua a utilizar os conceitos e tecnologias mais adequadas a cada época e estilo musical.

50 anos é aquela data redonda que tem que ser assinalada com uma festa de aniversário memorável e à altura do feito alcançado. No Le Plan, em Paris, assistimos a nada mais nada menos do que isso. Ao todo foram 18 bateristas Yamaha de todo o mundo que pisaram o palco no dia 26 de Novembro. Entre eles, vimos, ouvimos e pasmamos com grandes nomes da bateria como Dave WecklAndré Ceccarelli, Larnell Lewis ou Derrick McKenzie.

Em baixo, podes ver dezenas de fotos que fizemos no evento. Este era um evento aberto ao público, que teve ainda a oportunidade de assistir a masterclasses, bem como conhecer uma das grandes novidades deste ano da Yamaha Drums, o Yamaha EAD-10.

[carrega na foto para ver galeria]

Dave Weckl já colaborou com dezenas de nomes como Paul Simon, Madonna, George Benson, Diana Ross, Mike Stern e Robert Plant, só para nomear alguns, mas o seu nome é ainda mais sonante quando falamos de Chick Corea Elektric Band.

[carrega na foto para ver galeria]

Larnell Lewis, artista Yamaha desde 2005, já partilhou palco com Fred Hammond, Jully Black, Glenn Lewis, Michael Brecker, Hilario Duran, Snarky Puppy ou Molly Johnson.

[carrega na foto para ver galeria]

Derrick McKenzie é o baterista de Jamiroquai desde 1994 e é artista Yamaha desde 1983.

[carrega na foto para ver galeria]

O francês Nicolas Viccaro começou a tocar bateria com apenas 3 anos, tendo estudado mais tarde com Jean-Paul Ceccarelli (Sting, Chick Corea, etc.). Têm colaborado com nomes como Dave StewartBill Evans ou Hans Zimmer.

[carrega na foto para ver galeria]

Os modelos de aniversário também foram protagonistas na festa Yamaha Drums em Paris, modelos dos quais demos conta no início do ano quando passámos pela Winter NAMM 2017. Podes visitar o artigo AQUI.