ARTE SONORA “5150”

ARTE SONORA “5150”

Nero

Como uma extensa, histórica e exclusiva entrevista com Eddie Van Halen nos trouxe de volta ao papel!

Gravado em 1977, “Van Halen 1″ metia-nos a “correr com o Diabo” em 1978, quando foi editado. Um dos melhores álbuns de rock da história, em plenos termos musicais – nas canções, no instrumental e nas inovações que trouxe. Esse explosivo álbum dava ainda a conhecer um guitarrista que, hoje, só pode ser ensombrado por Jimi Hendrix.

Eddie revolucionou a face do instrumento, quebrando um marasmo instalado desde os anos 60/70 e criando novos conceitos tecnológicos na guitarra eléctrica e também na amplificação. Também por isso, mais tarde, acabou por criar a sua própria marca, que hoje possui, constrói e continua a desenvolver de pleno direito réplicas da histórica “Frankenstrat”, das modernas Wolfgang ou os explosivos amps 5150. Por tudo isto (e pela condição de fanboy histérico de quem vos escreve), podem imaginar o enorme orgulho e entusiasmo indisfarçável quando soubemos que a AS havia sido escolhida como a publicação nacional, junto de outros meios europeus (um por país), para uma extensa, histórica e exclusiva entrevista com o lendário e influente guitarrista.

(Abre a galeria em cima)

Uma entrevista que acabou por ter reflexos na própria publicação. Desde o primeiro momento em que, estrategicamente, abraçámos totalmente a publicação em formato digital, os leitores nos pediam o regresso ao papel – algo que passámos a ponderar cuidadosamente. O desejo de criar um formato de colecção, com artigos de maior exclusividade e densidade que a possibilitada pelo formato digital, foi acelerado por ter um furo como esta imersiva entrevista com EVH, que reeditamos (acrescentando conteúdos inéditos) nesta edição.

Destacando as peças centrais desta edição, visitámos as oficinas da marca portuguesa de baterias Catdrums. Um artigo em que descobrimos conceito e detalhes técnicos de design de baterias de elite, com um som descomunal. O made in Portugal a soar do camandro! Na antecâmara da actuação dos GNR no festival Super Bock Super Rock, Trevor Coley, CEO e fundador da Sontronics, sentou-se à conversa com a Arte Sonora, para revelar mais sobre a filosofia da marca e sobre alguns dos modelos de microfones mais proeminentes, cujo desenvolvimento passa também por uma equipa de trabalho em Portugal, liderada por João Neves. Estivemos no backstage do Coliseu dos Recreios, a conversar com Mick Harvey, que acompanhou PJ Harvey na sua mais recente visita a Lisboa. Falamos também com a exuberante baterista Julie Edwards sobre o mais recente álbum de Deap Vally. Recordamos Leonard Cohen, através de um disco “esquecido”, e o primeiro álbum do nosso Variações. Apresentamos os habituais testes e novidades de equipamento musical e introduzimos a rubrica “Melhor Gear do Ano”, porque lá no fundo há sempre espaço para mais uma lista.

(Abre a galeria em cima)

A nova Arte Sonora é uma revista de coleccionador (146 páginas), obrigatória para músicos e melómanos que consideram que a música é muito mais que saber se o público português é o melhor do mundo e se as bandas gostam das condições climatéricas de Lisboa. Vamos continuar no universo digital, mas agora encontramo-nos duas vezes por ano em papel.

Podes comprar a revista, simplesmente, ou escolher entre os vários packs que incluem ofertas de brindes e de equipamento musical. A REVISTA NÃO É VENDIDA EM BANCA, ESTÁ À VENDA, EXCLUSIVAMENTE NO NOSSO SITE: VISITA A NOSSA LOJA.

untitled (6 of 12)