As 5 oitavas de Axl Rose

As 5 oitavas de Axl Rose

Nero

Há uns tempos Axl Rose foi considerado o melhor vocalista de sempre, depois a avaliação foi revista e Mike Patton passou a ocupar o primeiro lugar da lista. A voz é um dos instrumentos que mais sofre com a idade (para dizermos só a idade), vamos ver como tem “envelhecido” a voz de Axl Rose.

Em Maio foi publicada uma lista que, baseada no alcance vocal, estabeleceu Axl Rose como o melhor cantor de sempre. O senhor Guns N’ Roses possui um, impressionante, alcance de 5 oitavas. Essa lista foi, pouco depois revista, e colocou Mike Patton no primeiro posto, o frontman dos Faith No More possui um “sobrenatural” alcance de 6 oitavas, e ainda Diamanda Galás e David Lee Roth à frente de Axl, que passou para o 4º posto.

Naturalmente, Axl Rose ignorou a revisão do estudo e mostrou-se agradecido a quem lhe reconheceu o mérito no primeiro esboço. O estudo baseia-se, até segundo Axl Rose, em gravações de estúdio. E ao vivo? É notório que o seu timbre tem vindo a perder a aspereza agressiva que o celebrizou, mas o vocalista tem mostrado que ainda mantém a maioria das suas faculdades. Atacado várias vezes pela perda de capacidades vocais, o vocalista defendeu-se sempre com a justificações ou de ordem sonora ou mesmo debilidade de saúde. Como exemplo, vejamos algumas compilações através de “Nightrain”, “Welcome To The Jungle” e “You Could Be Mine”.