AS Grooves, Manual de Exercícios de Bateria #1

AS Grooves, Manual de Exercícios de Bateria #1

Nuno Sarafa

Sentámo-nos atrás de uma Roland VAD-306 (V-Drums Acoustic Design Kit) para gravarmos uma série de pequenos vídeos com alguns exercícios simples para bateristas ou curiosos.

Descomplicada, útil, informativa, esta mini-série de quatro episódios pretende ser uma espécie de manual de introdução aos exercícios e técnicas mais importantes para quem dá agora os primeiros passos no mundo da bateria. Aquecimento, rudimentos, coordenação, independência, breaks, géneros musicais, dicas, truques, aqui falaremos de tudo um pouco e de forma simples.

Esta primeira série chama-se “Breaks & Patterns” e, como o nome indica, ao longo de quatro vídeos vamos abordar alguns drum fills e padrões rítmicos. Este primeiro exercício é um break em triplets – grupo de três notas tocadas com uma duração diferente da batida normal; significa que se pode tocar, por exemplo, triplets em um quarto de nota, como é o caso.

Este exercício visa sobretudo aumentar a independência dos membros superiores, trabalhando com os braços de forma a que façam coisas diferentes do que o que se faz com as pernas.

Aprofundando um pouco o conceito, importa referir que coordenação e independência são coisas diferentes, sendo que se complementam. A primeira significa sincronizar vários elementos, fazendo com que haja uma cooperação entre os diversos impulsos que damos para os membros separadamente. Já a segunda consiste no oposto, pois não importa, por exemplo, o que o braço esquerdo está a fazer se quisermos que o direito seja autónomo, independente e que faça outra coisa qualquer.

A ideia deste exercício que propomos é tentar manter uma base com os membros inferiores, que é basicamente um ostinato rítmico, uma repetição, e sobre essa base tocar linhas rítmicas não previsíveis ou subdivisões com os membros superiores.

No geral, os estudos de coordenação preparam-nos para explorar a independência, é como um pré-requisito: coordenação é treino, independência é jogo, mas uma não vive sem a outra. E com estes conceitos melhoramos o andamento, a musicalidade, a habilidade de improvisação e a criação.

A bateria utilizada é uma Roland VAD-306 (V-Drums Acoustic Design Kit), um kit híbrido perfeito para praticar em casa! Podes descobrir mais sobre estas novas baterias, reveladas na Winter NAMM 2020, no artigo em que as apresentámos. Quanto ao exercício, fica desse lado e assiste ao primeiro vídeo…

[Download TAB_EX1]