Quantcast
AS Podcast Powered By Shure V: A Imprensa Musical e o Mercado Discográfico da Pandemia

AS Podcast Powered By Shure V: A Imprensa Musical e o Mercado Discográfico da Pandemia

Nero

Impulsionada por uma parceria com a EARPRO e a SHURE, a Arte Sonora estreia-se no universo dos podcasts. Neste quinto episódio, juntamos José Miguel Rodrigues e Nuno Dias, editor da revista LOUD! e um dos promotores da PopStock! Portugal respectivamente, para reflectir um pouco sobre os desafios que a crise pandémica acrescentou ao já complicado papel da imprensa musical e do mercado discográfico num mercado tão periférico como o português.

No final de Março de 2021, a Arte Sonora e a EARPRO, representante ibérica da prestigiada marca de microfones Shure, promoveram o webinar “SHURE MOTIV: Soluções de Microfones para Streaming & Home Recording”, sobre os diferentes modelos de microfonia digital da gama MOTIV e como são extraordinárias ferramentas para criadores como podcasters, vloggers, músicos ou jornalistas. Ainda podem encontrar o vídeo e áudio desse evento no artigo que lhe dedicámos.

À boleia dessa iniciativa, a Shure incitou-nos a desenvolver a parceria e criar um podcast Arte Sonora. Era algo que tardava e, com esse empurrão final, decidimos criar o “Arte Sonora Powered By Shure”. Para episódio piloto decidimos colocar frente a frente o Nero, o nosso actual editor, e a Tânia Ferreira, fundadora da Arte Sonora e primeira editora da revista.

No segundo episódio, entramos num tópico mais prático. Quais os melhores microfones para gravarem os vossos projectos, musicais ou de comunicação. Assunto de “pano para mangas” que procurámos simplificar. O que tentamos fazer também no terceiro episódio, no qual versamos sobre bons microfones de gamas mais económicas e o que é essencial “micar” na vossa sala de ensaios e depois, quando derem o pulo, em pequenas e médias produções, em palcos como o extinto Sabotage, o RCA Club ou mesmo o Musibox e todas as salas desse género.

Depois desses episódios, de certa forma, mais maçudos, convidámos o Luís Simões para nos falar do mais recente álbum dos Saturnia, o qual louvámos na nossa review. Partindo daí, juntou-se à conversa o Tó Pica. Entre ambos, partilham uma carreira em dois dos principais pilares do death metal português, os Shrine e os Sacred Sin.

Agora, no quinto episódio abordamos um assunto que pairava em muitos off record destas sessões, mas que ainda não tínhamos assumido com o rec ligado: a pandemia. Mais especificamente, os problemas ou desafios (consoante sejam pessimistas ou optimistas) que esta veio colocar a duas coisas interligadas na indústria musical, como são a imprensa e as editoras discográficas. O José Miguel Rodrigues, editor dos nossos amigos da LOUD!, a única revista impressa com periodicidade mensal – o almanaque da AS tem saído impresso numa edição anual -, e Nuno Dias, que com o Miguel Marques gerem as distribuidoras PopStock! Portugal, a Domino e a Virgin, associadas a umas boas dezenas de editoras.

Disparem o player (também disponível em Apple Podcasts e Youtube)!

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.