AS10 Apps Gratuitas para Guitarristas

AS10 Apps Gratuitas para Guitarristas

António Maurício

Desde a afinação básica, até ao desenvolvimento de capacidades ou o processamento de amplificação e efeitos, o telemóvel consegue ser um excelente companheiro para qualquer guitarra.

Os telemóveis transformaram-se em verdadeiros computadores portáteis. Lá vai o tempo em que utilizávamos estes dispositivos portáteis para fazer e receber chamadas ou mensagens de texto. Hoje em dia são ferramentas digitais para quase todas as áreas e a música não está de fora. Se tocas guitarra, podes simplificar trabalho através de afinadores e metrónomos digitais, ou desenvolver capacidades (quer sejas iniciantes ou veterano) com jogos e exercícios. Apresentamos 10 aplicações gratuitas para smartphone que se aplicam exclusivamente a guitarristas – ordenadas desde as mais simples até às mais complexas.

Fender Tune (iOS / Versão Android em desenvolvimento)
A afinação é essencial antes de começares a tocar qualquer guitarra. Quer estejas em casa, no estúdio ou num concerto ao vivo, a tua guitarra a disparar notas desafinadas é uma situação vergonhosa para ti e para a tua máquina. Utiliza o microfone do teu telemóvel e afina o teu instrumento através de 28 afinações diferentes (incluindo a standard) ou cria e armazena a tua própria afinação personalizada para consulta posterior. Simples e eficaz.

ChordBank (iOS / Android)
Enquanto guitarrista, perceberás a certo momento que o número de acordes é demasiado extenso e precisas de uma ajudinha externa. A ChordBank apresenta-te todos os acordes e escalas em conjunto com as respectivas variações, desde a incontornável escala pentatónica até aos temíveis modos de escala. Também inclui jogos, quiz e faixas de acompanhamento para que possas treinar até à perfeição.

Justin Guitar (iOS / Android)
Já tens a guitarra afinada e já dominas os acordes e as escalas, o próximo passo é começares a treinar músicas completas. A Justin Guitar permite-te tocar faixas de Bruce Springstreen, Chuck BerryTraffic, entre outros, em velocidade normal, lenta ou muito lenta. É um auxílio fundamental para ganhares confiança, apurares todos os teus conhecimentos básicos e começares a ganhar experiência em solos e improvisação. Em números, reúne mais de 50 vídeos instructivos e mais de 100 músicas, prontas a serem tocadas.

Coach Guitar (iOS / Android)
A Coach Guitar conduz-te pelo caminho da versatilidade e ajuda-te a desenvolver capacidades em vários géneros musicais. Aprende a distinguir as dinâmicas do Rock, Blues, Country, Folk, Funk ou Reggae através de métodos progressivos. Todos os “tutoriais” incluem partituras, música de fundo e a funcionalidade passo-a-passo (que permite-te tocar cada nota individualmente). Em termos de biblioteca, podes subir o nível de destreza e tocar hits mundiais como “Nothing Else Matter” dos Metallica, “Wish You Were Here” dos Pink Floyd, “Back in Black” dos AC/DC, “Yesterday” dos Beatles, “Knockin’ On Heavens Door”, na versão de Dylan ou dos Gun’s N’ Roses, entre outros.

Yousician (iOS / Android)
Yousician é a versão realista do clássico Guitar Hero. A diferença? Utilizas uma guitarra verdadeira, ao invés de uma guitarra de plástico com um par. A aplicação detecta a reprodução de notas na tua guitarra, a partir do microfone do teu dispositivo, e utiliza essa captação para potenciar um jogo onde necessitas de precisão de mestre para sacar uma pontuação de 100%. O jogo adapta-se ao teu nível técnico, por isso não interessa se apenas sabes tocar os básicos ou achas que tens a habilidade do Eddie Van Halen. Existem desafios especialmente projectados para a práctica de acordes, escalas ou arpeggios, tal como músicas que se destacam pelos seus solos, dedilhados e riffs.

Ultimate Guitar: Chords & Tabs (iOS / Android)
E quando queres tocar aquela música que estiveste a ouvir durante 4 horas em loop e não sabes as notas? O Chords & Tabs da Ultimate Guitar dá-te acesso a (praticamente) todas as músicas de sucesso no mundo. Podes pesquisar na biblioteca, com mais de um milhão de tablaturas, e criar listas com as tuas músicas favoritas num separador à parte. Também inclui uma vertente social de partilha de vídeos, semelhante às histórias do Instragram.

Pro Metronome (iOS / Android)
O metrónomo pode parecer dispensável, mas é essencial para atingir a perfeição rítmica. Não pensem que podem evoluir sem isso. O Pro Metronome é uma aplicação super-simples – faz, obviamente, o trabalho de um metrónomo – mas inclui várias opções de personalização (velocidade, sons, volume) e um modo visual que apresenta cores em conjunto com os tempos e a funcionalidade.

Perfect Ear (iOS / Android)
A Perfect Ear não é exclusivamente para guitarristas, mas providencia uma função essencial para todos os músicos: treino de auditivo! Permite-te desenvolver o teu sentido de ritmo e ouvido com exercícios específicos de intervalos, escalas e acordes. Começa por estudar a teoria e aplica a práctica em desafios de identificação, leitura, comparação, etc.

BIAS FX – (iOS)
Transforma o teu dispositivo portátil num verdadeiro amplificador de guitarra e estúdio de efeitos. Simula amplificadores de guitarra e pedais com base em produtos reais (necessitas de um acessório de ligação como iRig, Apogee Jam/Jam Plus, Focusrite iTrack Solo, Shure MVI, etc). No total, são centenas de opções e predefinições disponíveis, reproduzidas através do teu dispositivo. Podes escolher entre a enorme colecção de origem ou descarregar novos efeitos e definições na biblioteca online.

BIAS Pedal – (iOS)
E como complemento ao BIAS FX, o BIAS Pedal permite-te criar o teu próprio pedal de raíz. Podes configurar o som final, a marca, o tipo de caixa, a cor, os potenciómetros, etc. Depois da tua criação ser detalhada ao limite, podes partilhá-la na comunidade online e trocar pedais com os outros utilizadores. Existem 17 predefinições de distorção, 17 de modulação e 24 de delay. E depois do suor vem a glória: podes enviar o teu pedal personalizado para o BIAS FX e tocá-lo com a tua guitarra.