AS10 | Apps Gratuitas Para Bateristas

AS10 | Apps Gratuitas Para Bateristas

Nuno Sarafa

Na actual era digital, todos podemos beneficiar de inúmeras soluções práticas. Esta é uma lista com 10 aplicações gratuitas para bateristas, desde aulas através de smartphone até ao sempre útil metrónomo.

Hoje em dia, não faltam ferramentas para ajudar na melhoria das competências dos músicos. Muitas dessas soluções surgem na forma de aplicações, sejam para smartphones, iPads ou computadores. E a verdade é que há cada vez mais produtos aos quais podemos ter acesso de forma gratuita, mesmo que não nas suas versões completas, essas sim, pagas e, naturalmente, com mais soluções.

Ter aulas de bateria, fazer beats completos e partilhá-los, melhorar a técnica nos fills ou breaks, praticar os rudimentos, utilizar o metrónomo ou aprender a ler pautas, esta é uma lista com 10 aplicações gratuitas que os bateristas vão querer ter nos seus smartphones, seja para fins de trabalho, ou para ajudar a passar o tempo na fila do supermercado ou na sala de espera do dentista.

Depois das listas com algumas aplicações gratuitas para vocalistas e para guitarristas, chegou a vez da malta do bombo, tarola e choques.

DRUM SCHOOL | Esta aplicação é uma “Escola de Bateria” criada pelo músico Ferenc Nemet para bateristas, sejam profissionais ou principiantes. A aplicação tem quatro secções: Grooves, Techniques, Hits e Practice. Na secção Groove, há cerca de 260 beats de géneros diferentes. Em Techniques, há 12 vídeos que demonstram como manusear correctamente as baquetas e os pés enquanto se toca bateria. O menu Hits dá acesso aulas e, por fim, a secção Practice, com mais de 133 exercícios. A aplicação está disponível em dispositivos iOS e Android por $11,99. Mas existe uma versão gratuita da Drum School para iOS, embora com um número limitado de exercícios.

SKILLS & FILLS | Esta aplicação é baseada num e-book com o mesmo nome, da autoria do baterista Dennis Tideman. A aplicação serve a principiantes e a profissionais e é totalmente centrada nos fills ou breaks. Desde a melhoria do vocabulário até ao domínio de novas competências, Skills & Fills tem numerosas demonstrações em vídeo e 80 exemplos de áudio com secções dedicadas a single e double strokes, breaks de bombo, fills com ambas as mãos, power fills ou fills lineares. A aplicação está disponível para sistemas operativos Android e iOS, sendo que na versão gratuita os utilizadores apenas têm acesso a quatro exercícios. O pagamento de 6,99€ desbloqueia mais de 60 exercícios úteis para qualquer baterista.

METRONOME: TEMPO LITE | Fundamental para qualquer baterista, o metrónomo é daquelas apps que não podem faltar no teu smartphone. Há muitas aplicações deste género, mas a da nossa eleição é a Metronome: Tempo Lite, a versão gratuita mas ainda assim bem equipada do metrónomo Tempo (a app de metrónomo mais vendida de sempre na Apple Store). Tempo Lite tem todas as características de que necessitas sem sacrificar a simplicidade, tem uma elevada precisão e estabilidade e a interface de ecrã único é altamente intuitiva e fiável, quer para treinar em casa ou para tocar ao vivo. Há versão para Android e iOS.

BEAT STATION | A Beat Station é uma caixa de ritmos útil para acompanhar a prática de guitarra, baixo, teclado, ou qualquer tipo de instrumento. Podes controlar as secções de verso, refrão, transições, preenchimento, introdução, entre outras, usando diferentes modos de funcionamento. Ligar o Pedalboard MIDI Bluetooth permite controlar todas as secções com as mãos livres. Quando se ouve os padrões rítmicos e se começa a controlá-los ao vivo, é quase como ter um baterista versátil a tocar ao nosso lado. Disponível em iOS e Android.

MUSIC MAKER JAM | Aplicação para músicos que querem produzir faixas com o objectivo de praticar e/ou tocar ao vivo. Podes criar os teus próprios beats e grooves numa variedade de géneros que incluem pop, blues, hip-hop, rock, EDM, dubstep, entre mais de 100 estilos. Também é possível gravar vozes e produzir tudo como se a aplicação fosse um pequeno estúdio portátil, através de várias ferramentas de edição. O Music Maker Jam permite ainda o acesso a milhares de loops de sintetizadores ou linhas de baixo. Uma vez terminado, podes partilhar o resultado directamente para plataformas como, por exemplo, o Soundcloud. A melhor parte é que a app é inteiramente gratuita e disponível para Android e iOS.

DRUMEO | Muito dificilmente um baterista ainda não ouviu falar da plataforma de aprendizagem Drumeo, talvez a maior e melhor app de aprendizagem online disponível para bateristas, sejam principiantes ou profissionais. O sistema de aprendizagem Edge apresenta um currículo de aprendizagem passo-a-passo que inclui mais de 1.000 canções e ferramentas de treino. O apoio ao vivo é também fornecido por alguns grandes bateristas da praça. A aplicação Drumeo sincroniza com a versão web, permitindo completar as aulas quer com o computador, quer com o dispositivo móvel e tem versões para iOS e Android.

DRUMATE | Os rudimentos são exercícios básicos para bateristas destinados a aumentar a velocidade, habilidade e criatividade. A app Drumate permite tirarmos partido do poder de processamento do nosso smartphone para gerar uma vasta quantidade de padrões de treino a partir de um único rudimento. Isto torna-a uma aplicação leve e eficiente, uma vez que necessita de muito pouco espaço de armazenamento. O Drumate permite experimentar três modos de treino: Constante/Constant (praticar o rudimento a uma velocidade constante, com ou sem descansos); Passos/Steps (pode passar-se de um andamento lento para um rápido, ou o inverso) e Para cima e para baixo/Up and Down (começar num tempo inicial que será aumentado em cada compasso, até atingir um valor máximo e depois diminuir para o valor inicial). Disponível para sistemas Android.

DRUMS SHEET READING | Esta é uma aplicação para praticar a leitura de música na bateria, útil para alunos e professores. Ser capaz de compreender uma partitura ajuda o músico a compreender melhor qualquer tipo de frases ou padrões rítmicos. Esta aplicação inclui 30 aulas e os exercícios correspondem a vários estilos de música contemporânea para bateria, desde pop, rock, blues, jazz ou música latina. Para cada aula há uma partitura e o som correspondente ao que nela está escrito, com animações das batidas e as notas na pauta. Disponível em iOS e Android.

DRUMAP | Com esta aplicação podes criar, aprender e partilhar ritmos, sejam os utilizadores bateristas ou percussionistas. Disponível para Android e iOS, no Drumap encontras uma biblioteca com mais de 10 mil ritmos e um editor de partituras muito intuitivo para escrever e partilhar os teus ritmos e exercícios.

DRUM PAD MACHINE | Esta é uma aplicação muito popular e mais vocacionada para DJ’s ou produtores, que permite fazer música em apenas alguns cliques. Criar batidas, misturar loops ou gravar melodias próprias é muito simples com a Drum Pad Machine. Possui um grande pacote de sons, que vão do trap ao dubstep, passando pela EDM, drum & bass, hip-hop ou electro. Se procuras uma ferramenta simples e completa, esta aplicação permite desfrutar da mistura de uma forma diferente e divertida. Disponível para sistemas operativos iOS e Android.

FENDER