AS10 Bandas de irmãos

AS10 Bandas de irmãos

Nero

Os KINKS, IGGY & THE STOOGES, BANGLES, OASIS, KINGS OF LEON, ARCADE FIRE, MACCABEES, THE NATIONAL, e uns quantos mais. Se há irmãos em casa há que aproveitar e formar logo, “metade”, uma banda. Vamos reconhecer, se aturamos um irmão então o que é que não conseguimos aturar. Bom, talvez esta ideia não se aplique aos OASIS, mas acreditamos que, lá no fundo, os Gallagher, passadas todas as birras, são como a maioria dos irmãos do planeta – inseparáveis.

Aqui vai a nossa escolha de bandas de irmãos e um pedido às que não possuem mediatismo: o sucesso é “baril”, mas um irmão não se escolhe e não se compra. Ama-se. Portanto, irmãos com as cordas desafinadas, metam-se lá em sintonia.

JACKSON 5 // A banda de irmãos por excelência – o mais pequenito seria o que tinha mais jeitinho para a coisa, uma espécie de José dos Sonhos em versão de indústria musical. E quem não ajudou o irmão mais novo a aprender o ABC?

BEE GEES // Barry, Robin e Maurice Gibbs. A banda de irmãos de maior sucesso mundial. Quando Maurice faleceu (2003), Barry e Robin retiraram a banda dos palcos, em 2009 preparavam-se para retornar, e então morreu Robin.

AC/DC // A versão Bee Gees do rock. Os irmãos Angus e Malcom  Young continuam, ainda hoje, a editar riffs na mesma escala de sempre, a pentatónica.

VAN HALEN // Os irmãos Alex e Eddie, ainda putos, decidiram trocar de instrumentos. Eddie deixou a bateria pela guitarra e vice-versa. Não há ninguém no mundo que não admire a capacidade de entendimento entre ambos. Partilhem lá o artigo e digam ao vosso irmão «I Can’t Stop Lovin’ You».

PANTERA // Os irmãos Abbott, com os nomes artísticos Vinnie Paul e Dimebag Darrell, fizeram dos texanos a versão metal dos Bee Gees. O sucesso da banda, na categoria, só é rivalizado pelo dos irmãos Cavalera, nos Sepultura. São os irmãos músicos com a história mais trágica e brutal. Força Vinnie.

RADIOHEAD // Jonny pegou na guitarra e sintetizadores e deixou o último espaço harmónico disponível ao irmão Colin. Os irmãos Greenwood conheceram Thom Yorke e formaram uma das maiores bandas da transição de milénio. Há que admitir que às vezes consideramos os nossos irmãos um pouco “idioteques”.

THE ALLMAN BROTHERS // Duane e Gregh Allman criaram uma das maiores instituições do southern rock.

POINTER SISTERS // June, Bonnie e Anita eram as Pointer Sisters, eram “sistahs” e, ainda, irmãs. Triplo reforço da fraternidade quem não ficaria “excited”?

ANJOS // Nelson e Sérgio Rosado são irmãos e são uns porreiros. E um bom irmão está sempre lá para o outro.

DEOLINDA // Os irmãos Pedro e José já não são miúdos, mas mesmo assim convidaram a prima Ana para brincar. Os Deolinda mostram que é possível fazer grandes discos num “mundo pequenino”.