AS10: Filmes sobre músicos

AS10: Filmes sobre músicos

Filipa Bule

Porque a Arte Sonora também gosta de cinema, decidimos reunir para ti 10 filmes que são must-see sobre a vida de músicos.

A Arte, é Arte, em qualquer das suas formas de manifesto, seja pintura, cinema, ou música. E porque não juntarmos estas duas últimas? Foi isso que fizemos.

Hoje decidimos viajar pela Sétima Arte, e descobrir o que de melhor se fez sobre a vida de artistas que vão desde Ray Charles, passando por Johnny Cash, até Mozart. Juntámos uma compilação de filmes sobre a vida destes e outros artistas, e convidamos-te para nos acompanhares nesta viagem de Blues, Rock’n’Roll, Pop e Música Clássica, aliadas ao cinema.

1. Ray (2004)
“Ray” foi realizado por Taylor Hackford e conta-nos a história de um dos reis do Jazz e do Blues Ray Charles. O filme retrata a sua vida desde a  infância (altura em que perdeu a visão aos 7 anos), até ao seu exponencial sucesso durante os anos 50 e 60, quando se dedica ao Jazz, ao Blues, ao Country e ao Gospel.

Ray Charles é interpretado por Jamie Foxx que tem formação em piano, e surpreendentemente, não precisou de duplos para as cenas em que toca o instrumento.

Algumas curiosidades sobre “Ray”:
– Jamie Foxx tentou acompanhar Ray Charles para tentar estudar os seus movimentos, mas acabou por desistir.
– O guião foi traduzido para braille, a pedido do cantor.

Atores principais:
Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clifton Powell, Harry Lennix, Bokeem Woodbine, Aunjanue Ellis, Curtis Armstrong.

2. I’m Not There  (2007)
“I’m Not There”, ou na sua tradução para português “Não Estou Aí”, é um filme que mostra as grandes alterações psicológicas, musicais e até físicas de Bob Dylan, ao longo da sua carreira. O cantor viveu em constantes metamorfoses ao longo da sua vida – principalmente nos 60 – tendo que se adaptar ao panorama social e às inúmeras repercussões culturais da altura.

Em “I’m Not There”, são 7 os atores que encaram a personagem de Dylan, e alteram consoante as fases da vida do músico. O filme foi realizado por Todd Haynes,

Curiosidade:
A atriaz Cate Blanchett interpreta o papel de Dylan, numa das fases da sua vida.

Atores principais:
Christian Bale , Cate Blanchett, Heath Ledger , Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Ben Whishaw.

3. Walk The Line (2005)
Este será, talvez, um dos filmes mais fieis à vida de quem retrada. Realizado por James Mangold, “Walk The Line” mostra-nos, da forma mais autentica possível, a vida do aclamado cantor Country, Johnny Cash. A sua infância, a perda do irmão, o ambiente familiar, a relação com June Carter e a sua ascensão – passando pelo seu problema com a cocaína -, são apenas algumas das fases da vida de Cash retratadas no filme.

Curiosidade:
Reese Witherspoon, ganhou o Óscar de melhor actriz pela interpretação do papel de June Carter neste filme.

Atores principais:
Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Ginnifer Goodwin, Robert Patrick.

4. Sid and Nancy  (1986)
Mais conhecido nos circuitos de cinema underground do que comercial, este é um filme onde o mote “Sexo, Drrogas e Rock’n’Roll” está ao rubro.
Passado na Inglaterra dos anos 70, “Sid and Nancy” retrata a vida de Sid Vicious, o famoso baixista dos Sex Pistols. Um jovem problemático, revoltado e temperamental, que se encaixa perfeitamente nas pretensões da banda Punk. Tudo está bem, até a groupie Nancy Spungen surgir na sua vida. Os dois iniciam uma relação – bastante volátil -, que acaba por levá-los à degradação total. Sid morre com uma overdose de heroína, pouco tempo depois da morte de Nancy. Alex Cox é o realizador.

Curiosidade:
Courtney Love era a preferida do realizador para interpretar o papel de Nancy, no entanto os investidores do filme insistiram em que fosse Chloe Webb.

Atores principais:
Gary Oldman, Chloe Webb, David Hayman, Courtney Love.

5. Amadeus (1984)
E porque esta lista não podia ser só Rock’n’Roll, a Arte Sonora aconselha-te este filme. Um clássico, sobre um músico clássico.
Realizado por Milos Forman, “Amadeus” conta a história de Mozart, aos olhos de Salieri – o seu rival – que mais de trinta anos depois da morte de Mozart, é levado para um asilo, após uma tentativa de suicídio, onde confessa a um padre que fez tudo para destruir Mozart.

Curiosidade
Ganhou 8 Óscares, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Ator.

Atores principais:
F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge.

6. Gimme Shelter (1970)
E agora, fugimos à ficção! Gimme Shelter é um documentário realizado por  Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin, sobre a tour americana dos Rolling Stones em 1969. Esta tour culminou com o considerado “desastroso” concerto de Altmont, onde se gerou uma grande onda de violência e acabou com a morte de um jovem, Meredith Hunter. Os alegados culpados da morte de Hunter foram os Hells Angels, um clube de motards contradados para manterem a segurança no concerto.

7. Love & Mercy (2014)
Realizado por  Bill Pohlad, “Love and Mercy” retarda partes da vida de Brian Wilson, um dos fundadores de uma das bandas mais influentes na história do Rock e do Pop dos Estados Unidos: Os Beach Boys. O filme apresenta-nos uma narrativa paralela de duas fases da vida do músico: os anos 60 e a década de 80. Numa altura em que a banda atinge um grande sucesso – entre os anos 60 e 70 -, Wilson luta contra uma psicose.  Na sequência de alguns ataques de pânico, decide criar “o maior álbum alguma vez feito”, e a sua noção da realidade torna-se deturpada. Wilson tem que recorrer à terapia.
É a música “Love and Mercy”, composta por Brian Wilson que dá nome ao filme.

Atores principais:
John Cusack, Paul Dano, Elizabeth Banks, Paul Giamatti.

8. Last Days (2005)
Blake é um cantor Grunge, líder de uma banda de sucesso, que decide negar a reabilitação. Vive numa mansão isolado do mundo, e não interage com os companheiros de casa. Decide fechar-se sozinho com a sua música, e fica cada vez mais distante do mundo exterior e da realidade. Faz-te lembrar alguém? Pois bem, “Last Days” é um filme baseado nos últimos dias de Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana. realizado por Gus Van Sant.

Atores principais:
Michael Pitt, Lukas Haas, Asia Argento, Scott Patrick Green

9. Elvis (1979)
E temos mais Rock’n’Roll para ti! “Elvis” é a história de vida daquele que é, para muitos, considerado o rei do Rock: Elvis Presley. O filme só retrata a vida do cantor até aos anos 70 mas, ainda assim, parece retratar fielmente a vida do cantor durante esses anos, pelo que te aconselhamos a ver.

Curiosidade:
Existe uma certa incoerência no filme. A vida do cantor só é retratada até aos anos 70, no entanto, a última música que Presley canta num concerto que surge no filme é “American Triology” que, na realidade, só foi divulgada em 1972.

Atores principais:
Kurt Russell,Shelley Winters, Season Hulbey, Bing Russell

10. Superstar: The Karen Carpenter Story (1988)
E temos mais um filme de Todd Haynes. Desta vez, é sobre a cantora e baterista Karen Carpenter, e retrata a sua vida, desde a sua “descoberta” (em 1966), até à sua morte precoce nos anos 80, por paragem cardíaca. O filme começa com a mãe Agnes Carpenter – mãe da cantora -, a descobrir o corpo da filha, na casa dos seus pais, a 4 de fevereiro de 1983.

Curiosidade:
O filme aborda pontos essenciais da vida de Carpenter como:
– O seu sucesso inicial e a sua consequente “queda”;
– O desenvolvimento da anorexia nervosa da cantora e a procura por tratamento;
-A sua vontade de recomeçar a carreira.

Atores principais:
Merril Gruver, Michael Wdwards

FENDER

[adrotate banner="12"]