5 Medidas Normais Para Ajudar Bandas, Labels e Promotores

5 Medidas Normais Para Ajudar Bandas, Labels e Promotores

António Maurício

Concertos e festivais cancelados, tal como lojas ou espaços nocturnos fechados. As opções foram limitadas, mas ainda existem formas de apoiar a vida musical. Muitas são óbvias, mas esquecemo-nos delas amiúde.

O mundo está actualmente a lutar contra a pandemia do Coronavírus COVID-19. Como já noticiámos na Arte Sonora, os concertos e festivais mais próximos foram cancelados/adiados e os espaços nocturnos estão fechados ou com lotação muito limitada. Ainda é muito cedo para determinar o fim desta situação de isolamento social, mas toda a indústria musical será prejudicada com um tempo de “suspensão” tão prolongado. Os mais atingidos serão, inevitavelmente, os artistas e agentes de menor dimensão.

Felizmente, existem várias formas de apoiares a vida musical sem saíres de casa. Estamos a passar tempos extraordinários e a nossa ajuda é mais importante e determinante, mas gostaríamos de salientar que apoiar a música deve ser uma actividade constante! Ou seja, estas acções não são nada extraordinárias e deviam ser recorrentes. Quem diz gostar de música, devia fazer a sua parte regularmente. Estas são medidas mínimas.

No fundo, em tempos extraordinários, medidas ordinárias…

COMPRA MÚSICA | Entra directamente nos websites dos teus artistas favoritos e compra o último álbum. Também existem pré-reservas de álbuns iminentes e se conseguires… compra a discografia completa! Opções não te faltam, porque actualmente são editados em CD, vinil, cassete e ainda em formato digital. Muitas bandas vendem directamente os seus trabalhos no Bandcamp, por exemplo. Se preferes navegar pelas editoras, os seus websites também vendem em formato digital e físico.

COMPRA MERCHANDISE | Talvez uma das melhores formas de apoiares os teus músicos favoritos. O dinheiro do merchandise, como t-shirts, casacos, chapéus, acessórios, e por aí fora, dá uma grande percentagem aos músicos, com cortes muito pequenos por parte de editoras ou terceiros. Praticamente todos os músicos vendem merchandise, por isso não será difícil encontrares um produto ao teu gosto.

APOIA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | Sim, a Arte Sonora também vai precisar de ajuda. Com grande parte dos concertos e eventos cancelados, vamos noticiar menos informação e consequentemente ter menos visualizações (e menos hits de publicidade). As equipas de marketing também não vão precisar do nosso trabalho, porque não existe muito para divulgar. Não vejas só os títulos, clica e lê os artigos. Já agora, passa na loja da Arte Sonora e compra um dos nossos coleccionáveis para ler em casa (também vendemos merch 😉 ). Prometemos que tomamos todas as medidas de segurança no despacho das encomendas.

APOIA OS MÚSICOS E PROMOTORES INDEPENDENTES | Apesar de ser um problema óbvio não podemos deixar de referenciar. Todos os músicos que não têm contratos com grandes editoras vão levar danos significativos e as promotoras independentes podem não conseguir recuperar o dinheiro perdido em concertos cancelados. Se conseguires direccionar todo o teu apoio para projectos independentes, acreditamos que será uma acção realmente significativa. Quando os concertos voltarem ao normal, compra bilhetes para as casas mais pequenas, de forma a que consigam recuperar desta queda vertiginosa. Se puderes, não peças a devolução do dinheiro de bilhetes comprados para os concertos adiados.

APOIA AS LOJAS DE MÚSICA E LIVRARIAS INDEPENDENTES | Voltamos a sublinhar a parte do independente. Se a loja de música da tua cidade estiver disponível para compras através de um site online, aproveita o tempo em casa para encomendares qualquer coisa. Mesmo que não estejam a enviar material no momento, vão regularizar isso assim que possível. Entretanto, a tua compra vai ajudar a enfrentar as despesas do dia a dia da loja (renda, salários, despesas com serviços e fornecedores). Se não possuir loja online, vai lá quando estiver tudo normalizado! As livrarias também são essenciais, porque incluem biografias e livros que contam a história do universo musical. Se não sabes o que ler, criámos artigos com 10 Biografias de Rockstars e 10 Livros Imperdíveis, por exemplo.